Suspensão de inscrição de contribuintes no ICMS se torna imediata

Novo modelo de suspensão foi divulgado pela Sefaz da Paraíba neste sábado (15).

Suspensão de inscrição de contribuintes no ICMS se torna imediata
Foto: Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) passou a permitir, neste sábado (15), a aprovação imediata do encerramento de atividades, por meio da inscrição estadual no Cadastro de Contribuinte de ICMS na Paraíba. Agora, os contribuintes que desejarem suspender a inscrição terão retorno automático via internet.

Bruno Frade, secretário executivo da Sefaz-PB, explicou que, anteriormente, todas as baixas de contribuintes que desejavam encerrar as atividades comerciais eram feitas na repartição fiscal. Agora, após solicitação na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), as atividades da empresa são automaticamente encerradas.

“Ao dar entrada no portal integrador da Redesim, que a Sefaz participa, a baixa é automática e o processo prévio de auditoria dessas baixas ficou para o momento seguinte. O novo modelo teve o seu fluxo invertido para gerar mais agilidade e  menos burocracia para as empesas que querem fazer a baixa no Cadastro de Contribuinte de ICMS da Paraíba.”, explicou Bruno Frade.

Para realizar a baixa automática, o empresário deve ir ao portal Redesim, comunicar à Junta Comercial que encerrou as atividades, e ao analisar o pedido o processo de baixa é automaticamente gerado por meio da Sefaz-PB.