Taxa de ocupação dos hotéis é de 95% em JP

Procura por leitos nesta temporada aumenta e os hotéis da capital  ficam até 30% mais caros em relação aos dias de baixa estação.

Às vésperas da noite de Réveillon, hotéis e pousadas de João Pessoa já estão com cerca de 95% dos leitos reservados, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Paraíba (ABIH-PB). Quem pretende passar a virada do ano na orla da capital paraibana e ainda não procurou hospedagem, certamente irá encontrar dificuldades para conseguir estadia.

O presidente da ABIH-PB, José Inácio Júnior, disse que ainda é possível encontrar leitos, desde que o consumidor esteja disposto a desembolsar um pouco mais pela hospedagem.

“Ainda se consegue encontrar vaga, mas é mais fácil nos hotéis de grande porte, como os hotéis de quatro estrelas. As vendas para eles são menores, porque são mais caros, então é mais fácil achar vagas”.

800 LEITOS NOVOS

Segundo informações do representante da ABIH-PB, hoje são aproximadamente 9 mil leitos em João Pessoa. Em 2013, foram criados 800 leitos na cidade, com expectativas para dobrar esse número em 2014, com a chegada de mais quatro empreendimentos até a Copa do Mundo, volume de leitos considerado positivo para José Inácio Júnior. “É um número satisfatório para o nosso turismo. Pensando na procura que temos na cidade, o número é suficiente”, avaliou.

DIÁRIA 30% MAIS CARA

Nesta temporada, os hotéis ficam até 30% mais caros, comparado com os dias de baixa estação, quando diminui a procura pelos leitos. No comparativo entre os preços cobrados em dezembro deste ano com mesmo período do ano passado, quase não houve aumento, explicou José Inácio Júnior.

“Ano passado tínhamos menos leitos, então a ‘briga’ por hospedagem era maior. Como houve aumento no número de quartos disponíveis, os preços praticados ficaram os mesmos do último Réveillon”, disse.

Para evitar possíveis contratempos, o presidente da ABIH-PB indica que os hóspedes estudem bem o hotel antes de contratar o serviço. “O ideal é que seja um hotel associado à ABIH, pois fazemos uma série de vistorias nesses hotéis, garantindo a qualidade de atendimento ao hóspede”, aconselhou José Inácio Júnior.

Em 2014, a expectativa é que o segmento de hospedagem tenha melhores resultados que este ano. “Não somente pela Copa do Mundo, mas também porque teremos importantes eventos no Centro de Convenções. Além disso, teremos mais quatro hotéis na cidade. Acredito que estaremos mais aquecidos no próximo ano”, disse o presidente da ABIH-PB.

ALBERGUES SÃO ALTERNATIVA PARA PERÍODO

Solução para quem busca uma hospedagem confortável tanto para o corpo como para o bolso, os albergues costumam fornecer estadias variadas, com quartos privados e compartilhados. Para esta temporada, entretanto, encontrar estadias diversificadas está difícil em João Pessoa, tendo em vista que alguns estabelecimentos estão com capacidade máxima de ocupação desde o início de dezembro.

O Manaíra Hostel, presente há dez anos no bairro de Manaíra, é um desses lugares. De acordo com a proprietária do albergue, Renata Belmont, desde o início deste mês o local tem demanda alta. “Para o Réveillon já estamos com 100% ocupado. Para janeiro, nossos quartos privativos também já estão todos ocupados, só temos vagas nos quartos coletivos.

Quem tem interesse deve reservar desde já. Para você ter uma ideia, já temos reservas para junho de 2014, por causa da Copa do Mundo”, disse.

Brasileiros de todo o país buscam hospedagem no hostel, mas a procura vem sendo alta também por estrangeiros, conforme explicou Renata Belmont. “Recebemos muitos brasileiros, na maioria jovens entre 25 e 45 anos, mas também temos recebido muito alemão, americano, português e argentino”.

De acordo com a proprietária do local, a demanda é alta em períodos festivos, sobretudo pela praticidade que encontram os hóspedes.

“Quando montamos o albergue, não queríamos ser mais uma pousada e sim um local onde as pessoas pudessem se sentir em casa, por um preço acessível. Aqui existe limpeza, qualidade e respeito entre os hóspedes, mas eles têm, por exemplo, a liberdade de fazer um churrasco comemorativo, se quiserem, desde que não interfira no conforto dos demais".