Telefones celulares ganham nono dígito a partir de 31 de maio na Paraíba

Mudança servirá para ampliar a disponibilidade de números que estão se esgotando, informa a Anatel.

A inserção do nono dígito nos números de telefones celulares a partir do 31 de maio na Paraíba não tem o objetivo de melhorar a qualidade do serviço no Estado. Apesar das queixas contra as operadoras da telefonia móvel estarem entre as primeiras posições nos órgãos de defesa do consumidor, a mudança servirá para ampliar a disponibilidade de números que estão se esgotando, segundo explicou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com isso, a partir do dia 31 de maio o número 9 está sendo acrescentado à frente dos números atuais. A decisão da agência foi aprovada pela Resolução nº 553/2010. Segundo o diretor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), Glauberto Bezerra, as falhas nos serviços são as mais variadas. “Vão desde cobranças indevidas, mau atendimento no call center até ligação não completada ou perda da ligação”.

Segundo Glauberto Bezerra, uma das lutas com as operadoras é para que ela retire do contrato a cláusula que lhe dá o direito de divulgar os dados pessoais dos clientes a outras empresas de telefonia. No dia 31 de maio, o nono dígito também será acrescentado nos Estados com DDDs 81 e 87 (PE), 82 (AL), 84 (RN), 85 e 88 (CE), 86 e 89 (PI). Outros estados do país já passaram por esta mudança.