Turismo rural já criou 1,5 mil leitos

Dados da PBTur mostram que turismo rural, aumentou em 42% o número de leitos em hotéis e pousadas no interior do Estado.

Nos últimos dois anos, as cidades do interior da Paraíba que fomentam o turismo rural ganharam mais 1,5 mil novos leitos em hotéis e pousadas.

De acordo com dados da Empresa Paraibana de Turismo da Paraíba (PBTur), entre 2010 e 2012, o número de leitos aumentou 42%, passando de 3.705 para 5.276 em 117 equipamentos de hospedagem. As regiões do Brejo, com as cidades de Bananeiras e Areia, do Cariri, como Cabaceiras; e do Curimataú, como Araruna, abrigam boa parte destes leitos, que já recebem um grande fluxo de turistas interessados em roteiros que envolvem aventura, esportes, gastronomia, cultura e tradições religiosas.

Os números apontam para o fortalecimento do turismo rural, tema que será discutido durante a 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), nos dias 30 e 31 deste mês e 1° de setembro, em Campina Grande. No Estado, além dos já tradicionais trajetos da Civilização do Açúcar (um passeio pelos engenhos, que mostra a importância da cana para a história dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas) e das imagens cinematográficas de municípios do Cariri, o interior da Paraíba revela inúmeras histórias e experiências que podem ser desfrutadas pelos turistas. “Turistas da Paraíba, dos estados vizinhos e de outras regiões do país estão descobrindo que a Paraíba tem belezas incríveis, grandes potenciais e muito o que fazer em cidades do interior. Isso é muito bom, pois mexe com a economia desses pequenos municípios, gerando emprego e renda e aumento da autoestima da população local”, diz a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Bananeiras é uma dessas cidades que já conta com equipamentos bem estruturados para receber o turista. Nos últimos dois anos, apresentou um grande crescimento do número de leitos em seus meios de hospedagem. Atualmente, são seis hotéis, com 540 leitos disponíveis. Segundo Regina Amorin, gestora de turismo do Sebrae na Paraíba, tanto Bananeiras quanto Areia têm condições de atender aos turistas mais exigentes.

Em Areia, há três hotéis registrados na PBTur, que oferecem 114 leitos. Dentre as atrações da cidade, estão a visita ao Museu da Rapadura, no campus da Universidade Federal da Paraíba, aos inúmeros engenhos da região, com degustação da cachaça produzida, além do chamado turismo de experiência, que ao visitar uma casa de doces, por exemplo, o visitante assiste seu cozimento e ajuda a prepará-lo. “Há inúmeras alternativas para o turismo rural. Os empreendedores estão cada vez mais se aperfeiçoando para oferecerem atrativos de qualidade”, completa.