Vendas de carros seminovos na Paraíba têm crescimento de 5,08%

Busca de carros através do digital evita aglomeração e impulsiona o setor.

Vendas de carros seminovos na Paraíba têm crescimento de 5,08%
Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

A venda de veículos seminovos na Paraíba cresceu 5,08% em setembro, no comparativo com o mês de agosto deste ano, segundo dados publicados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Nas categorias de automóveis particulares ou comerciais leves o resultado foi ainda melhor, com aumento de 9,88% no último mês.

Conforme os dados da Fenabrave, a venda de automotores particulares cresceu 6,83%, com a venda de 2.049 carros seminovos, em confronto aos 1.918 vendidos em agosto. O acumulado este ano chega a 14.124, cerca de 5,4 mil a menos do registrado em 2019.

A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) acredita que, até o fim do ano, o mercado pode recuperar o tempo perdido. “Os preços dos carros não subiram e a taxa de juros mais baixa ajuda nos financiamentos”, afirma o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos.

Compra online

Para Diego Matias, especialista em mercado automotivo e colunista da CBN João Pessoa, o resultado demonstra a aposta do setor na migração para as vendas digitais diante do aumento da procura para seminovos durante a pandemia da Covid-19. Um dos temores dos interessados é com o risco de contágio da doença em ambientes aglomerados como os transportes públicos.

Representante comercial do Bibiti, site criado na Paraíba e que reúne informações sobre carros à venda no estado, Diego Matias destaca que o investimento das concessionárias e revendedores no segmento online pode facilitar a ponte com os clientes e driblar a necessidade de busca presencial de veículos nas lojas. “Se o cliente quer comprar um carro, ele pode buscar no site pelo modelo específico e aparece todas as lojas que possuem este carro no estoque, isso sem precisar sair de casa”, explica.

Para Diego Matias, essa oportunidade se reflete na economia para o cliente, de achar seu veículo, tendo acesso a um estoque grande e variado. “Ele pode ver vários carros, saber de detalhes e fotos, e escolher o carro que ele quer sem dificuldades. A plataforma digital dá essa facilidade para o cliente que não precisa ir de loja em loja e pode resolver a negociação toda em casa”, completa.