Veja o calendário de matrículas para alunos novatos e veteranos em escolas estaduais da Paraíba

Cronograma é diferente para alunos que querem continuar na mesma escola, para quem opta por transferência e para novatos.

Foto: divulgação

As pré-matrículas para alunos novatos em escolas estaduais da Paraíba podem ser feitas entre os dias 19 e 29 de dezembro, pela internet.

Já o período para a pré-matrícula para estudantes veteranos que querem continuar ou mudar de instituição dentro da rede estadual fica aberto até o dia 18 deste mês.

Depois dessa primeira etapa, todos esses alunos ainda devem passar por uma confirmação, exclusivamente de forma presencial, de 3 a 26 de janeiro de 2024.

Para o próximo ano, as matrículas foram dividas em três fases para três grupos diferentes

  1. Alunos veteranos que vão continuar na mesma escola estadual;
  2. Alunos veteranos que vão mudar de escola estadual;
  3. Alunos novatos em escola da rede estadual.

Para todas essas modalidades, as matrículas devem ser feitas por meio do site matriculas.siage.see.pb.gov.br/. As escolas terão apoio técnico presencial para ajudar estudantes sem acesso à internet ou que tenham dificuldades. Dúvidas sobre o procedimento e funcionamento da página também podem ser tiradas por meio de ligação para o telefone (83) 3142-0439.

Confira detalhes sobre cada tipo de matrícula

Matrículas para alunos veteranos que vão continuar na mesma escola estadual

A pré-matrícula para os estudantes veteranos que vão continuar na mesma escola deve ser feita pelos pais, mães ou responsáveis, com exceção dos alunos que já têm 18 anos ou mais.

Durante o procedimento, o estudante deve realizar uma atualização cadastral, confirmando a escola em que já estuda.

O primeiro passo de acesso ao sistema é a criação de uma conta. Após isso, o estudante maior de 18 anos poderá preencher as informações solicitadas relacionadas aos dados educacionais para solicitação da pré-matrícula. O mesmo acontece com os pais, mães ou responsáveis. Após a criação da conta, é possível solicitar a pré-matrícula.

Matrículas para alunos veteranos que vão mudar de escola estadual

Os pedidos de pré-matrículas para os alunos da rede estadual que querem mudar de escola ficam disponíveis aos estudantes entre os dias 12 e 18 de dezembro.

Durante o processo de solicitação, os estudantes vão poder escolher até cinco escolas, com ordem de preferência, para as quais desejam ser transferidos.

Nesse caso, também é necessário acessar o site matriculas.siage.see.pb.gov.br/, e preencher o cadastro. É necessário ter em mãos uma Declaração de Transferência.

Matrículas para alunos novatos na rede estadual

Os alunos novatos na rede estadual precisam fazer um cadastro escolar também no site matriculas.siage.see.pb.gov.br/ entre os dias 19 e 29 de dezembro.

Esse cadastro deve ser feito pelos estudantes novatos que vêm de escolas municipais, privadas ou federais. Os estudantes poderão escolher até cinco escolas, com ordem de preferência, além de optar pelo nível de ensino (infantil, fundamental ou médio).

Resultado da pré-matrícula

A confirmação das matrículas dos estudantes será feita pelas próprias escolas e pode ser acompanhada pelo mesmo site. Após o preenchimento das informações, os alunos vão receber um e-mail, informando que a pré-matrícula foi confirmada.

Confirmação da matrícula

Depois de receber o e-mail com a confirmação da pré-matrícula, o estudante vai precisar ir até a secretaria da escola para fazer a entrega da documentação necessária para confirmar a matrícula, entre os dias 3 e 26 de janeiro do ano que vem.

Os documentos necessários são:

  • Cópia da certidão de nascimento/casamento;
  • Declaração de transferência para estudantes de outras redes de ensino; Histórico escolar para estudantes de outras escolas estaduais e outras redes de ensino;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia do cartão de vacinação atualizado;
  • Cópia do RG e CPF;
  • Cópia do cartão do Bolsa Família para os estudantes que recebem o benefício;
  • Cópia dos laudos médicos para estudantes com deficiência ou com restrições alimentares.