Casa do Estudante abre 96 vagas de moradia em João Pessoa; veja como se inscrever

Inscrições vão de 21 de fevereiro a 3 de março.

Casa do Estudante de João Pessoa. Foto: Sérgio Cavalcanti/Secom-PB

Começam na próxima segunda-feira (21) e se encerram em 3 de março as inscrições em 96 vagas para novos alunos na Casa do Estudante da Paraíba, que abriga estudantes do interior em João Pessoa. Já o recadastramento para quem é morador, pode ser feito até o dia 11 do próximo mês.

As inscrições e os recadastramentos podem ser feitos na sede da Casa do Estudante da Paraíba, localizada na Rua da Areia, nº 567, no Centro de João Pessoa, ou pelo e-mail casadoestudantedaparaiba@gmail.com.

O espaço oferece moradia e alimentação para alunos do sexo masculino matriculados em instituições públicas de ensino médio e superior em João Pessoa, como também os estudantes beneficiários de programas educacionais governamentais, a exemplo de Sisu e Prouni, e de auxílios de instituições de ensino superior privado.

A seleção e o recadastramento serão realizados por meio de análise socioeconômica e de entrevista com os candidatos. O resultado final será divulgado no dia 11 de março.

Seleção de novos estudantes

O candidato deve ser do sexo masculino, não possuir residência em João Pessoa e não pode receber auxílio moradia da instituição de origem. No caso de exercer estágio acadêmico, mesmo que comprovado, o candidato não poderá ter o horário escolar comprometido, cabendo aprovação da comissão.

O estudante deve ter renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio e apresentar no ato da inscrição os documentos pertinentes.

Documentação necessária para inscrição

Para que o candidato se inscreva, é necessário apresentar Cópia de RG, CPF e cartão do SUS; comprovante de rendimentos (CTPS, INSS ou contracheque família); cópia de comprovante de residência (água, luz, contrato ou recibo de aluguel atualizado); declaração emitida pela instituição de ensino na qual estuda, ou vai estudar; histórico escolar, comprovante de matrícula ou declaração de vínculo 2020; duas fotos 3×4; certidão de antecedentes criminais em nível estadual e federal emitidos pelas autoridades competentes; autorização dos pais ou responsável por menor de idade ou não para residir na casa do estudante, com firma reconhecida em cartório; laudo médico detalhado para os candidatos portadores de necessidades especiais; comprovante que não recebe auxílio moradia em redes públicas de ensino; caso já tenha concluído o ensino médio ou superior comprovar com o certificado.

Recadastramento

Para permanecer na Casa do Estudante da Paraíba, os residentes que sejam estudantes do ensino médio deverão se submeter às seguintes exigências: ter no mínimo 75% de frequência escolar durante o ano letivo e obter aprovação na série matriculada. Os estudantes universitários residentes devem obedecer aos mesmos critérios, além de apresentar a declaração de que não recebeu auxílio moradia da instituição educacional na qual esteja matriculada no ano anterior.