Consepe regulamenta três novos cursos de pós-graduação na UFPB

Mestrados em Artes do Espetáculo, em Saúde Pública e em Engenharia Elétrica aguardam aprovação pela Capes até dezembro deste ano para serem implantados.

Luzia Santos
Do Jornal da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) criou e regulamentou três novos cursos de pós-graduação a serem oferecidos pela instituição. Os mestrados em Artes do Espetáculo, em Saúde Pública e em Engenharia Elétrica, regulamentados na quarta-feira (30), ainda aguardam aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que pode acontecer até dezembro deste ano, para serem implantados.

Segundo o pró-reitor de pós-graduação Isaac Medeiros, a regulamentação dos novos cursos aconteceu durante reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Na última terça-feira, o Conselho Universitário (Consuni) já havia deliberado pela criação das pós-graduações. A reunião do Consepe aconteceu na manhã de ontem e se estendeu até o final da tarde.

Durante as discussões, o conselho decidiu os requisitos para participar dos cursos e o quantitativo de vagas a serem oferecidos, contudo, o pró-reitor Medeiros informou que só na próxima semana poderá divulgar o número de vagas.

A criação do mestrado em Artes foi pedida pelo Departamento de Artes Cênicas. Já o curso de pós-graduação em Saúde Pública foi requerido pelo Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva (Nesc) do Centro de Ciência da Saúde enquanto o curso de mestrado em Engenharia Elétrica foi pedido pelo departamento de engenharia.

Este ano, o Consuni também aprovou a criação de outros sete programas de pós-graduação. Foram aprovados os cursos de doutorado nas áreas de Ciências das Religiões, Ciências do Solo, Ciências Jurídicas e Economia, além do mestrado em Ciência Animal, Ciências Ambientais e mestrado profissionalizante em Saúde da Criança, do Adolescente e da Mulher. A UFPB tem desenvolvido uma política de ampliação do número de programas de pós-graduação e investir na qualidade das pesquisas.