Ensino em tempo integral combate evasão escolar

Um total de 239 escolas estaduais da Paraíba já contam com o ensino em tempo integral, proporcionando um reforço escolar dentro do próprio meio de estudo do aluno. A iniciativa faz parte do Programa Mais Educação, do governo federal em parceria com estados e municípios, que visa a promoção da educação integral.

No Estado, são beneficiados 36.449 alunos, em 32 municípios paraibanos. Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação (SEC), só no último mês de agosto 105 escolas entraram no projeto.

Elas passaram a ter jornada escolar ampliada: além do período em que acontecem as aulas, o aluno continua mais um turno na instituição, onde participa de oficinas nas áreas de esporte e lazer, cultura e artes, meio ambiente, inclusão digital, educomunicação.

Para o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em educação Luiz de Sousa Júnior, a escola em tempo integral deve ser a aposta para reduzir os índices de reprovação e evasão escolar, sobretudo nas escolas públicas.

“Cuba já adota essa metodologia e tem índices de eficiência escolar acima de toda a América Latina. Quando o aluno passa mais tempo na escola há um outro turno para suprir as deficiências. E ele vai ficar dentro daquele meio, trabalhando com o professorado que já conhece, o resultado é bem melhor”, avaliou o pesquisador. Os esforços são para combater a evasão escolar nas escolas estaduais.