Estratégias de estudos de quem tirou nota máxima em Matemática no Enem

Estratégias de estudos incluem resolução de questões e priorizar a disciplina durante a preparação.

Társis e Victor revelam estratégias de estudos de quem tirou nota máxima na prova de matemática no Enem 2023. Foto: Motiva/Divulgação.

Já imaginou descobrir quais são as estratégias de estudos de quem tirou nota máxima em Matemática no Enem? Ficaria mais fácil encarar essa jornada de estudos, não é?

Társis Soares e Victor França têm algumas coisas em comum. Os dois são paraibanos e tiraram nota máxima na prova de matemática do Enem 2023. Por isso, o Jornal da Paraíba revela as estratégias de estudo deles para quem quer alcançar um bom resultado no exame.

Os métodos de preparação incluem resolução e correção de questões e também tempo para descansar.

Társis revela estratégias de estudos de quem tirou nota máxima na prova de matemática no Enem 2023
Társis revela estratégias de estudos de quem tirou nota máxima na prova de matemática no Enem 2023. Foto: Arquivo pessoal.

Estratégias de estudos de Társis envolvem questões e rede de apoio

Társis, de 20 anos, aposta na teoria, mas principalmente na resolução de questões. Por dia, ele respondia 100 perguntas, em média.

“Teve muito estudo teórico, mas principalmente resolução de questões, o estudo prático. Não só resolver a questão, mas corrigir. Saber o que errou e acertar na próxima. Fazendo isso diariamente, várias vezes”, contou.

Aos sábados, o jovem também costumava responder um simulado com 90 questões.

Além disso, ele sempre reservava tempo para o descanso e momentos de lazer.

O terceiro ponto, mas não menos importante, segundo o jovem, é contar com uma rede de apoio. No caso dele, esse suporte foi formado por pelo cursinho, família e amigos.

Victor revela estratégias de estudos de quem tirou nota máxima na prova de matemática no Enem 2023
Victor revela estratégias de estudos de quem tirou nota máxima na prova de matemática no Enem 2023. Foto: Motiva/Divulgação.

Estratégias de estudos de Victor incluem priorizar Matemática e Redação

As disciplinas favoritas de Victor são Filosofia e Sociologia. Com Matemática, por outro lado, ele tem mais afinidade desde o ensino fundamental.

“As [matérias] mais são Matemática e Redação. Então tem que dar uma importância maior pra elas. Eu sempre me preparo mais para Matemática e Redação.

Além disso, ele também dá dicas de como ter um bom resultado:

  • Responder e corrigir questões
  • Reservar tempo para descanso e lazer
  • Conta com o apoio de um assessor ou monitor nos estudos

“Eu acredito que trabalho duro traz resultado. Mas quanto mais você se desgasta, talvez aprenda menos com esse excesso. [É necessário] aproveitar bem os finais de semana e finais de noite com a família”, destacou.

A resolução de questões, por outro lado, vai além. Segundo Victor, o mais importante é corrigi-las para entender onde está o erro.

“Em Matemática não tem outro segredo. Existe um outro mundo que é a correção bem feita. Apurar acertos e erros. O que te errando e o que precisar melhorar. Fiz muitos simulados. Se fazia as questões de tarde, no mesmo dia ou no outro dia de manhã já ia corrigir”, explicou.