Estudantes da rede estadual da PB vencem prêmio internacional de pesquisa

Projeto sobre a utilização de garrafas PET na construção civil foi vencedor na Mostratec, que ocorreu no Rio Grande do Sul.

Dois estudantes da Escola Estadual Presidente João Goulart, de João Pessoa, venceram o prêmio Pesquisador CNPQ na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MostraTec), que aconteceu na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 26 e 30 de outubro. Os alunos Esequiel Costa e Samara Cardoso, orientados pelo professor de Física Jeimes Ferreira, apresentaram o projeto ‘Utilização de garrafas pet como complemento na construção civil’.

Coma  vitória, os alunos ganharam bolsa de iniciação científica para dar continuidade à pesquisa e publicação de artigo em revista internacional. De acordo com o professor Jeimes Ferreira, o projeto pode ajudar a diminuir o acúmulo de lixo gerado pela construção civil e minimizar gastos financeiros.
 

"O projeto demonstrou que a compatibilidade do baixo custo, minimização de impactos ambientais e aumento na qualidade de vida das pessoas são possíveis para reduzir cerca de 50,63% no custo dos blocos", disse.

A pesquisa agora será apresentada na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2016, na Universidade de São Paulo (USP), em março.