Greve de professores de Santa Rita suspende aulas por tempo indeterminado

Professores cobram reajuste salarial e reformulação do Plano de Carreira e Remuneração.

Foto: Divulgação/Facebook
As aulas das escolas municipais de Santa Rita foram suspensas, a partir desta terça-feira (5), após a greve de professores ser iniciada por tempo indeterminado. Os funcionários pedem à Prefeitura municipal um reajuste salarial do Piso do Magistério e a reformulação do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) da Educação, que segundo o sindicato, está estagnado há 7 anos.
No dia 28 de fevereiro, o sindicato deliberou e aprovou a greve. O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais (Sinfesa), até a publicação desta reportagem, não tinha a informação de quantos trabalhadores aderiram à greve.
De acordo com o sindicato, cerca de 35% dos professores permanecem trabalhando e as escolas não serão fechadas.
A Prefeitura de Santa Rita afirmou que, através da Secretaria Municipal de Educação, se reuniu nesta segunda-feira (4) com representantes do Sinfesa para discutir o reajuste do Piso Nacional do Magistério (PNE) e outras reinvindicações da categoria.
Ainda segundo a prefeitura, a secretária Edilene da Silva Santos ouviu as demandas da categoria, que inclui a aplicação do reajuste de 3,62% do PNE, e garantiu que o estudo de impacto para o reajuste solicitado está em andamento e será concluído no dia 11 deste mês. Uma nova rodada de negociações está agenda para o mesmo dia da divulgação do estudo, às 10h, no Gabinete da Secretária.

A gestão também afirmou que está emprenhada em encontrar uma solução justa e viável para as reinvindicações dos professores, de forma que seja possível pagar salários, terço de férias e 3º dentro do mês trabalhado.