Lá Vem o Enem 2021: podcast estreia com episódio sobre capacitismo

Ítalo di Lucena conversa com Suzy Belarmino, Fábia Halana e Diego Rangel.

Podcast Lá Vem o Enem 2021. Foto: Krys Carneiro
Podcast Lá Vem o Enem 2021. Foto: Krys Carneiro

O Lá Vem o Enem 2021 estreia nesta segunda-feira (16). O projeto regional oferece preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Uma das atrações da programação é o podcast que discute temas que podem cair na redação ou em alguma questão do exame, na rádio CBN, site da rádio, Spotify e Deezer. O primeiro episódio vai falar sobre o capacitismo.

O capacitismo envolve diversos tipos de discriminação contra pessoas com deficiência. Para falar sobre o tema, o podcast convidou a presidente do conselho estadual das pessoas com deficiência na Paraíba, Suzy Belarmino, e a assistente social Fábia Halana. Também participa do episódio o professor de redação Diego Rangel.

>> Conheça os 13 atletas paraibanos nas Paralimpíadas de Tóquio 2020

Entendendo o capacitismo

De acordo com o último censo realizado pelo ibge, em 2010, no brasil tínhamos aproximadamente 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.

Com o avanço dos movimentos pelos direitos das pessoas com deficiência, o capacitismo passou a ser mais discutido e combatido. O termo ganhou destaque nos Estados Unidos na década de 1980 e faz parte da ideia de que existe um padrão de corpo perfeito, tratando pessoas que fogem desse padrão como “anormais”. Nessa percepção, a deficiência é vista como uma falha ou algo ruim, que pode ser corrigido ou algo superado.

Veja também  Lá Vem o Enem: aluno que tirou nota mil na redação da plataforma recomenda ler e praticar

Lá Vem o Enem 2021
Lá Vem o Enem 2021 tem canal de comunicação no Instagram.
Foto: Luana Silva/Jornal da Paraíba

Outros conteúdos do Lá Vem o Enem 2021

Além do podcast, o Lá Vem o Enem traz conteúdos crossmedia na TV Cabo Branco, rádio CBN, G1 Paraíba e Jornal da Paraíba.

Na TV, o Lá Vem o Enem tem um quadro semanal no Bom Dia Paraíba, apresentado pelo repórter Ítalo Di Lucena às segundas-feiras. Na CBN Paraíba e Spotify, haverá um podcast com temas relevantes da atualidade e que podem cair nas provas.

No G1 e Jornal da Paraíba, o projeto terá editorias que trarão todas as informações sobre o Enem, dicas de estudo e outros conteúdos relacionados.

Canal no Instagram

Uma das grandes novidades deste ano é que o Lá Vem o Enem ganhou um perfil no Instagram. Na rede social, o projeto vai disponibilizar informações sobre a programação do projeto na Rede Paraíba, dicas e outros conteúdos exclusivos para ajudar quem está se preparando para o exame.

Canal no Telegram

O Lá Vem o Enem conta também com um canal no Telegram. Por meio do aplicativo de mensagens, os estudantes poderão ficar por dentro de todo o conteúdo publicado em todos os veículos da Rede Paraíba de Comunicação, para não perder nada. O espaço também tem uma área para interagir, trocar ideias com outros estudantes e conversar com professores.