PSS 2011: reclamações não são acatadas e gabarito é mantido

Coperve divulgou nota oficial nesta segunda (17) em que mantém o resultado do gabarito preliminar e ainda justifica motivos para não acatar modificações nas questões.

Da Redação
Com Coperve

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (17) em que mantém o resultado do gabarito preliminar e ainda não acata as reclamações feitas em relação a quatro questões do Processo Seletivo Seriado, referente as provas objetivas da 3ª série.

Confira o gabarito no site da Coperve

De acordo com a Coperve as reclamações são referentes a questão 16 (da prova de português), questões 28 e 29 (prova de física) e questão 47 (biologia). As provas foram aplicadas nos últimos dias 9 e 10.

Veja na íntegra as justificativas da Coperve

Língua Portuguesa

“O Modernismo brasileiro caracterizou-se, sobretudo, por sua crítica diante dos problemas sociais da época. Na década de 30 do século XX, as obras, chamadas de romances do Nordeste, tematizaram a vida do sertanejo em sua luta pela sobrevivência, a exemplo de
José Lins, Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos e João Cabral de Melo Neto, cuja obra, de veia regionalista, enfoca o sofrimento do sertanejo em seu trabalho nas usinas na região da Mata do Nordeste.”

Física

“Com relação à questão 28, no uso da Equação dos Pontos Conjugados, a distância da imagem é medida a partir do centro da lente, e não do foco da mesma. Com relação à questão 29, por definição, o ângulo de incidência de um raio de luz sobre uma superfície plana é formado entre o raio da luz e a normal àquela superfície. Sendo o ângulo de reflexão igual ao de incidência,
θi = θr, temos que θi + θr = 60º, o que implica θi = 30º.”

Biologia

“Nessa questão, a estrutura anatômica do caule de uma angiosperma é resultado da atividade dos meristemas apicais como consta na afirmativa IV, considerada correta. Os meristemas apicais (protoderme, meristema fundamental e procâmbio ou câmbio fascicular) originam estrutura primária.

Neste caso, o caule não poderia apresentar como tecido de revestimento a epiderme, que é formada somente quando o caule inicia seu crescimento secundário.”