Segundo dia do Enem é tranquilo na Paraíba, diz coordenação

“Hoje foi tudo tranquilo”. Essa foi a avaliação que a coordenadora do  Exame Nacional do Ensino Médio na Paraíba, Iara Andrade, fez deste domingo (7), segundo dia do Enem.

Da Redação

“Hoje foi tudo tranquilo, ocorreu tudo dentro do previsto”. Essa foi a avaliação que a coordenadora do  Exame Nacional do Ensino Médio na Paraíba, Iara Andrade, fez deste domingo (7), segundo dia do Enem. O primeiro dia das provas foi marcado por tumulto em todo país.

Confira o gabarito das provas do primeiro dia

Neste domingo os candidatos responderam questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. Os inscritos também foram submetidos a prova de redação que teve como tema Trabalho na Construção da Dignidade Humana. "Por conta da prova de Redação os alunos tiveram uma hora a mais no segundo dia de prova”, explicou Iara Andrade.

Diferentemente das provas do sábado (6), marcada por tumulto, as provas do domingo correram na normalidade. “Em João Pessoa e em Campina Grande, não tive até o momento, informação sobre alunos eliminados, ou sobre algum tipo de confusão”, explicou a coordenadora. No sábado os candidatos fizeram provas de ciências da natureza e humanas

Na Paraíba, as provas foram aplicadas em 42 municípios e contou com cerca de 95 mil inscritos. No Brasil, 4,6 milhões estudantes se inscreveram no Enem. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, no primeiro dia cerca de 27% dos candidatos não compareceram aos locais das provas.

Segundo a coordenadora do Enem na Paraíba, ficou para esta segunda-feira (8) a liberação e divulgação das provas na internet. Já na terça-feira (9) deve ser disponibilizado o gabarito das provas.

Notas

As notas do Enem servem para ingresso em instituições e nível superior. Na Paraíba, os alunos podem utilizar o resultado do exame para concorrer as vagas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB),  na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – que disponibiliza 10% do total de vagas, cerca de 700 vagas, para os participantes do Enem e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em 2010, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) adotou o Enem apenas como instrumento de classificação. Algumas instituições particulares também vão aproveitar as notas do Enem.

Conclusão do Ensino Médio

Este ano a nota do exame serve para que o candidato obtenha o certificado de conclusão do Ensino Médio. Na Paraíba, 7.025 inscritos buscam este certificado. No cenário nacional 528.658 pessoas participam do exame para obter o certificado.