UFCG aprova criação de especialização para educadores

Primeiras turmas estão previstas para o ano letivo de 2010, com 80 vagas. Público alvo compõe-se de educadores dos ensinos estadual e municipais.

Da Redação
Com assessoria

Na última segunda-feira (14), a Câmara Superior de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aprovou a criação do curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro.

As primeiras turmas estão previstas para o ano letivo de 2010, com oferta de 40 vagas para o campus de Sumé, no primeiro semestre, e outras 40 vagas para o campus de Cajazeiras, no segundo semestre, totalizando uma oferta de 80 vagas. A duração do curso será de um ano e sua carga horária de 360 horas.

O público alvo compõe-se de educadores dos ensinos estadual e municipais, habilitados em cursos de licenciatura, sendo 80% das vagas destinadas a professores em efetivo exercício em escolas localizadas na região semiárida e 20% destinadas a gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos dessas
escolas.

A ideia de um curso de especialização nessa área do conhecimento nasceu da parceria do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) com outras Instituições, ao se perceber a necessidade de integrar as escolas do Semiárido com a realidade socioambiental que as cerca.

Já existem cursos semelhante em andamento nos estados do Piauí e da Bahia, e esperamos que outros estados, integrantes do Semiárido Brasileiro, possam também promover iniciativas nessa mesma direção. Para tanto, o Insa, por intermédio do CNPq, lançará edital no próximo ano onde contemplará essa atividade.