Dia da Cachaça: bebida paraibana investe em novos sabores, conquista ainda mais fãs e amplia presença no mercado nacional

Sucesso com as versões tradicionais e os blends mais adocicados, Preciosa do Vale ganha dois novos rótulos em comemoração ao 13 de setembro.

Foi-se o tempo em que a cachaça era apenas aquela água que passarinho não bebe e tubarão não nada. A bebida símbolo do Brasil está cada vez mais pop, atraindo um público jovem e de paladar diversificado. Um dos grandes motores da recente expansão nacional é a Paraíba, estado que é casa para 80 engenhos que produzem cerca de 20 milhões de litros por ano. 

A Cachaça Preciosa do Vale é uma das responsáveis por esse domínio paraibano na cana brasileira. Com sede em Sapé, a marca de dois anos já está presente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Bahia. E não para por aí. O próximo passo é a entrada em três grandes mercados consumidores: Rio de Janeiro, Piauí e Ceará. 

A chegada acontece com as prateleiras ainda mais cheias. É que, para celebrar o Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro, a Preciosa vai ganhar mais duas versões: o Special Blend Nº2, uma mistura de sete madeiras (pau-brasil, ipê, jaqueira, jequitibá-rosa, umburana, castanheira e freijó), e a Bálsamo, que leva esse nome devido à madeira em que é envelhecida.

As novas combinações para a tradicional bebida são feitas pelo cachacier, uma espécie de sommelier, o profissional especializado que entende desde o plantio da cana-de-açúcar até o engarrafamento e distribuição. 

Segundo Fernandinho Rabelo, proprietário da Fazenda Fundo do Vale, o time de cachaciers da Preciosa do Vale é fundamental para que se possa atender desde os consumidores mais tradicionais até os paladares mais sofisticados. Para isso, eles estão continuamente se qualificando, através de visitas feitas a estados como São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, para conhecer novas técnicas e o desenvolvimento, por exemplo, do próprio aroma da cachaça, típico da famosa “branquinha”. 

“Temos uma adega com aproximadamente mil barris, 24 tonéis, feita com tijolo prensado e com pé direito alto para manter a temperatura mais amena. É todo um trabalho levando em conta as adegas portuguesas e argentinas para oferecer ao nosso apreciador aquilo que há de melhor para o nosso consumidor, tal qual é oferecido aos amantes do vinho”, destacou Fernandinho.

Atualmente, a Preciosa do Vale conta com rótulos como a Cristal, Umburana, Carvalho (todas também com versão em latas sendo a carvalho única disponível em lata no país), a Special Blend Nº1 (um blend de cinco madeiras nobres importadas), a Special Blend Nº2 (blend de sete madeiras nobres brasileiras), e aperitivos como a Tropicana (sabor abacaxi com hortelã) e Favo de Mel (sabor mel com limão).