Campeão renovado

Após fracasso na Série D, diretoria do Campinense decide renovar o elenco para a temporada 2013; goleiro Pantera continua no time.

Campeão paraibano, depois de 4 anos de jejum, com show particular do experiente atacante Warley, o Campinense manteve a base do time para Série D do Brasileiro. Mas o desempenho da equipe e, principalmente do artilheiro do Estadual, com 22 gols, não foi mesmo do Estadual. Frustrada, a diretoria decidiu renovar o elenco em quase 100% para temporada 2013.

A frustração da diretoria foi demonstrada pelo presidente William Simões, logo após a participação na Quarta Divisão, quando denunciou a existência de um ‘grupo’, dentro do clube, que teria ‘trabalhado contra o time’ durante os jogos das quartas de final contra o Baraúnas, em que perdeu a chance do acesso.

Para se ter uma ideia, do grupo que disputou esta temporada, apenas o goleiro Pantera, duas vezes campeão pela agremiação (2008 e 2012), foi mantido. A mudança para o próximo ano, em que a Raposa disputará três competições, atingiu comissão técnica, gerência de futebol e o grupo, onde foram contratados mais de 20 jogadores.

O treinador Freitas Nascimento, vencedor de dois títulos estaduais pelo Rubro-Negro, foi substituído por Oliveira Canindé, que chega com status de quem foi campeão brasileiro da Série D de 2010 pelo Guarany de Sobral. Na parte administrativa, o ex-zagueiro Kleber Romero assumiu o posto de Marquinhos Mossoró na gerência de futebol.

Quanto ao elenco, muitas ‘caras novas’. Foram contratados atletas com passagens por vários clubes da região Nordeste e do Sul. Principalmente que trabalharam com Canindé e Kleber. Entre os reforços, destaque para o volante Danilo Portugal (ex-Goiânia) de 29 anos, que já participou de seis edições da Série A do Campeonato Brasileiro, três Copas Sul-Americanas, uma Libertadores da América e quatro Copas do Brasil pelo Goiás.

Além de Danilo, o Campinense aposta suas fichas nos atacantes Ricardo Maranhão, que subiu com o time rubro-negro na Série C, em 2008, e Jeferson Maranhense, artilheiro e que sempre tem acompanhado o técnico Oliveira Canindé.

“Nós decidimos renovar praticamente todo elenco. Nossa intenção era segurar uma base do time do estadual, mas os jogadores não repetiram o mesmo desempenho na Série D. E houve aquele ‘papelão’ por parte de alguns atletas, que todos ficaram sabendo nos jogos com o Baraúnas. Então, vamos começar a temporada 2013 com gente nova, mas com muita bagagem para nos ajudar a conquistar o bicampeonato, como também na Copa do Nordeste e Copa do Brasil”, pontuou o presidente William Simões.

Mas o dirigente encontrou problemas na hora de contratar, especialmente no setor ofensivo. Dois jogadores chegaram a ser anunciados pelo clube, mas depois foram descartados – Danilo Pitbull, que não passou nos exames médicos, e Leandrinho, que alegou problemas pessoais para não jogar em Campina Grande.

A solução emergencial veio com o experiente Selmir, de 33 anos, destaque do Tubarão-SC.

Apesar dos contratempos, o técnico Oliveira Canindé está otimista para a sua primeira passagem pelo futebol paraibano. E disse que o elenco está sempre aberto para receber novos jogadores.

“Eu não gosto de fechar o grupo. Prefiro manter espaço aberto para profissionais que possuam qualidade e que tenham disposição para ajudar no nosso trabalho”, disse.