Governo da PB abre investigação contra clubes que receberam verbas do ‘Gol de Placa’

Apuração é um procedimento preliminar, feito em parceria pela Controladoria e Secretaria de Fazenda.

Estádio Almeidão, futebol, goleiro

Os clubes de futebol paraibanos que receberam dinheiro público do Programa Gol de Placa viraram alvo de um procedimento de investigação preliminar do governo da Paraíba. A portaria de abertura foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (6). A investigação vai ser feita de forma conjunta entre a Controladoria Geral do Estado e a Secretaria da Fazenda.

De acordo com a portaria, o objetivo da investigação é “apurar os ilícitos cometidos na seara dos órgãos e entidades desportivas ligadas ao futebol paraibano diante dos indícios de desvio de recursos originados do programa Gol de Placa”. A apuração afeta diretamente os clubes que jogam a 1º divisão do Campeonato Paraibano, que são os que recebem dinheiro do estado como forma de incentivo.

A portaria cita um ofício do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que investigou o futebol paraibano na Operação Cartola e que teria encontrado evidências de atos ilícitos no Gol de Placa.

O procedimento de investigação é sigiloso e não punitivo, mas antecede um Processo Administrativo de Responsabilização, que pode gerar punições. Neste momento vai se checar indícios “de autoria e materialidade de todo e qualquer fato que possa acarretar a aplicação das sanções previstas”.