Penúltimo dia dos paraibanos em Tóquio terá estreia do taekwondo e decisão no goalball

Silvana Fernandes enfrenta adversária norte-americana e goalball brigará pelo ouro contra os chineses

(Foto: Ale Cabral/CPB)
Penúltimo dia dos paraibanos em Tóquio terá estreia do taekwondo e decisão no goalball
Silvana Fernandes disputa uma edição da Paralimpíada pela primeira vez (Foto: Ale Cabral/CPB)

As Paralimpíadas de Tóquio estão chegando ao fim, mas ainda terá muitas disputas pela frente, principalmente valendo medalhas para os paraibanos. Na madrugada desta sexta-feira (3), Silvana Fernandes fará sua estreia no taekwondo e os paraibanos do goalball vão brigar pela medalha de ouro contra a China, às 7h30 desta sexta.

Pela primeira vez em uma paralimpíada, a paraibana de São Bento terá pela frente a norte-americana Brianna Salinaro, na categoria até 58kg. A luta de Silvana está marcada para às 0h15 desta sexta-feira (horário de Brasília).

Antes de ingressar no parataekwondo, Silvana era paratleta de lançamento de dardo. Como descobriu a tempo que a sua categoria, a F46, não lhe credenciaria à busca pelo sonho paralímpico, ela precisou repensar bastante e escolheu a modalidade em que atua hoje como trampolim para redescobrir o seu sonho. E deu muito certo.

Ela obteve duas importantes conquistas este ano. A primeira no Parapan-Americano do México, onde a paraibana conquistou uma medalha de ouro. Depois, a parataekwondista disputou o Open da modalidade, no Líbano, repetindo o feito e ficando no lugar mais alto do pódio. Os dois resultados foram para lá de expressivos e que deram ainda mais confiança para que ela chegue bem nas Paralimpíadas.

Decisão dura no goalball

Com a presença dos paraibanos Emerson da Silva e José Roberto no elenco, o goalball brasileiro disputará a medalha de ouro em Tóquio nesta sexta-feira, às 7h30. Os adversários serão os chineses.

Na semifinal, o time venceu a Lituânia, que é a atual campeã paralímpica. Lembrando que o Brasil é o atual bicampeão mundial da modalidade e tenta conquistar a medalha de ouro, após um bronze nas Paralimpíadas Rio 2016.

Goalball masculino
O goalball brasileiro tem dois paraibanos: Emerson da Silva (9) e José Roberto (1) (Foto: Lintao Zhang / Getty Images)