Botafogo-PB tem em seu favor o bom retrospecto recente contra o Vitória

Na última década, em sete duelos, o Belo venceu três vezes, empatou outras três e perdeu apenas uma. Equipes se enfrentarão na noite desta quinta-feira, no Barradão.

Foto: Suelânio Viegas/@belonafoto

Na noite desta quinta-feira, no Estádio Barradão, em Salvador, o Botafogo-PB terá a oportunidade de “salvar” a temporada no duelo contra o Vitória, pela terceira e última fase da pré-Copa do Nordeste. A vaga na fase de grupos do torneio, do qual o Belo participa ininterruptamente desde 2014, vale, além de um calendário mais “recheado”, um incremento nos cofres botafoguenses. Após o empate por 1 a 1 no primeiro jogo entre as equipes, os paraibanos sabem que apenas uma vitória basta para levá-los direto à fase de grupos da competição, uma vez que um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

O adversário é difícil e a missão é árdua, mas, considerando o histórico recente entre as equipes, não seria de se estranhar um clima de otimismo entre os botafoguenses: nos últimos sete confrontos a equipe pessoense venceu três, empatou outros três e perdeu apenas um. A partir das próximas linhas, o leitor vai rememorar todos os duelos entre Alvinegros e Rubro-Negros nos últimos 10 anos.

2011 – Copa do Brasil (Primeira fase)

O ano era 2011 e o sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tratou de colocar, logo na primeira fase da Copa do Brasil, o então atual vice-campeão da competição, o Vitória, no caminho do Botafogo-PB. Podia parecer um jogo fácil para a equipe baiana, que à época figurava na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. No entanto, quando a bola rolou no Almeidão, o que se viu foi um Belo, à época comandado pelo técnico Paulo Moroni, pressionando e buscando o resultado, o que acabou se concretizando. 

Botafogo-PB x Vitória 2011
No Almeidão, o Belo bateu o Vitória por 3 a 1 e encaminhou classificação na Copa do Brasil (Foto: Paraíba 1)

O ex-meia botafoguense Chapinha foi, sem sombra de dúvida, um dos destaques da equipe paraibana naquele triunfo por 3 a 1. Dos pés dele, além de saírem as melhores oportunidades de gol do Belo, saiu também o inesquecível gol de cobertura no goleiro rubro-negro Viáfara, o segundo do Botafogo-PB na partida. Marcaram ainda para os pessoenses o zagueiro Henrique e o atacante Paulinho Macaíba. Viáfara, para o Vitória, descontou.

O regulamento da competição naquela época previa que o jogo de volta entre as equipes não aconteceria apenas em caso de o time visitante vencer o primeiro jogo por uma vantagem de dois ou mais gols de diferença. Logo, após a derrota por 3 a 1 na partida de ida, o Leão da Barra teve a oportunidade de, no Barradão, reverter a vantagem e buscar a classificação. No entanto, os baianos não contavam com uma aparição magistral do goleiro botafoguense Genivaldo, que, em uma de suas maiores aparições com a camisa alvinegra, fechou o gol, garantiu o 0 a 0 e colocou o Botafogo-PB na segunda fase da competição nacional.

2017 – Copa do Nordeste (Fase de grupos)

O Botafogo-PB fez um grande primeiro semestre na temporada 2017. Regidos pelo atacante Rafael Oliveira, que fez uma temporada magistral pelo clube, os pessoenses voltaram a ter o Vitória pela frente, desta vez pela fase classificatória do Grupo E. Na partida de ida, no Estádio Almeidão, com dois gols do atacante Wanderson, um do meia Marcinho e um do lateral-esquerdo Fernandes, o Belo construiu uma boa vitória contra o Leão da Barra diante de sua torcida. Naquela oportunidade, o meia Cleiton Xavier e o zagueiro Fred — que defendeu até a última semana a camisa do Alvinegro pessoense — descontaram para o Vitória. 

Botafogo-PB x Vitória 2017
Mais uma vez no Almeidão, Alvinegro bateu o Leão por 4 a 2 (Foto: Raniery Soares / Paraíba Press / Botafogo-PB)

Paraibanos e Baianos voltariam a se enfrentar dias depois pelo returno da competição. Em um jogo tecnicamente fraco no Barradão, o Vitória chegou a perder dois pênaltis, mas, com gol do zagueiro Alan Costa, venceu o Belo e, de quebra, eliminou a equipe pessoense da competição regional. 

2019 – Copa do Nordeste (Fase de grupos)

Alvinegros e Rubro-Negros voltariam a medir forças dois anos mais tarde, quando no Nordestão de 2019, inesquecível para os botafoguenses, o Belo, em uma atuação magistral do meia Marcos Aurélio, autor de dois gols no duelo, derrotou o Vitória por 3 a 1 em pleno Barradão, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da competição, que naquele ano teve o próprio Botafogo-PB como finalista, sendo derrotado na final pelo Fortaleza. 

Botafogo-PB x Vitória
No Barradão, o Belo não tomou conhecimento do Vitória e triunfou por 3 a 1 (Foto: Maurícia Mattos / Vitória EC)

Se contra o mesmo Vitória, oito anos antes, o gol de Chapinha por cobertura ficou na memória do torcedor, o golaço de falta de Marcos Aurélio, do meio da rua, também marcou uma geração de botafoguenses. O camisa 10 do Belo, que inclusive faz parte do atual elenco do Xerife, ainda marcou outro gol naquela ocasião e selou a vitória da equipe visitante, que ainda contou com um gol contra do zagueiro Thales para agregar à vitória. Para o Leão, Léo Ceará, no segundo tempo, descontou. 

2020 – Copa do Nordeste (Fase de grupos)

Um ano mais tarde, o Botafogo-PB recebeu o Vitória pela 8ª rodada da fase classificatória. Em meio às alterações proporcionadas pela pandemia da Covid-19 que já acometia o Brasil, a partida, mesmo com mando de campo dos paraibanos, aconteceu no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. 

Botafogo-PB x Vitória 2020
Em 2020, Alvinegros e Rubro-Negro ficaram no empate por 1 a 1, em Vitória da Conquista (Foto: Pietro Carpi/Divulgação/E.C. Vitória)

Diferentemente do que foi visto no compromisso anterior, o torcedor das duas equipes viu um duelo mais equilibrado, com um time dominando cada tempo. Na ocasião, o Rubro-Negro baiano saiu na frente com gol do atacante Jordy Caicedo, no primeiro tempo, onde teve amplo domínio. Na segunda etapa, no entanto, foi a vez do Alvinegro pessoense crescer de produção e chegar ao empate com gol do atacante Lohan, que havia entrado no decorrer da partida. Ao apito final, ambas as equipes conquistaram a classificação à segunda-fase da Copa do Nordeste, com o Botafogo-PB avançando em terceiro no Grupo A, enquanto o Vitória passou de fase também na terceira colocação, mas no Grupo B.