Amazona paraibana vence etapa e fica perto de levar título em SP

Amazona Maria Eduarda Carlos lidera a Copa Santo Amaro, em São Paulo, a uma etapa do término do circuito.

A amazona paraibana Maria Eduarda Carlos está muito próxima de conquistar um título inédito para o hipismo paraibano. Montando a égua Quintessence, ela lidera a Copa Santo Amaro, em São Paulo, a uma etapa do término do circuito.

No último fim de semana, Maria Eduarda aumentou ainda mais a vantagem para a segunda colocada, a paulista Waleska Pinto. A paraibana venceu a nona etapa da temporada e agora espera a atualização do ranking.

"Eu já tinha 23 pontos de vantagem sobre ela. Estou esperando a contagem dos pontos desta etapa, mas é uma boa diferença para a última prova. Espero que tudo dê certo", disse a paraibana, que foi a melhor entre os 53 conjuntos da categoria amadora com obstáculos de 1,20m.

De qualquer forma a disputa segue em aberto. Isso porque na última prova, marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, a pontuação será dobrada. Confiante na boa fase, Maria Eduarda ressalta que a prova do último final de semana foi particularmente especial.

"Minha égua teve um estiramento muscular e passou quase um mês sem treinar. A última prova foi o nosso retorno e graças a Deus correu tudo bem. Agora é manter isso para a próxima etapa", falou a amazona, que esse ano já conquistou a Class Horse Show, uma das principais provas do calendário hípico paulista.

Sobre as diferenças de treinar em João Pessoa e São Paulo, Maria Eduarda compara a estrutura das duas cidades e vê uma questão fundamental.

"Aqui em São Paulo se dá muito valor aos treinos e não só à competição em si. Há uma preocupação com a parte nutricional, com a preparação física, o cuidado com o animal. Essa é a grande diferença", ressaltou.

COPA SANTO AMARO

A Copa Santo Amaro é promovida pela Hípica Santo Amaro, mas aberta a outros conjuntos filiados à Federação Paulista. Até por isso, acaba sendo tão concorrida como uma etapa do circuito estadual paulista.