Anderson Silva surpreende em autobiografia

Livro conta trajetória do campeão, revela dramas pessoais e surpreende pela sinceridade do lutador mais famoso do MMA.

Mesmo apontado como melhor lutador de MMA (artes marciais mistas) de todos os tempos, Anderson Silva só agora obteve amplo reconhecimento em seu próprio país. Veio com a explosão desse esporte para o grande público, mesmo tendo quase 15 anos de uma bem-sucedida carreira, mas já na fase final.

O ano de 2011 marcou essa virada e, pouco mais de um ano depois, uma autobiografia é lançada para explicar as origens desse “novo” personagem. Anderson Silva – O relato de um campeão dos ringues e da vida (Sextante, R$ 29,90, 176 págs.) é, como diz o nome, um sincero relato do lutador sobre sua vida ao jornalista Eduardo Ohata, colunista e repórter da Folha de S.Paulo.

O livro gira em torno de três eixos. O primeiro é sobre as dificuldades e dramas que teve durante a infância e a juventude, o segundo conta sua formação como lutador de artes marciais e o terceiro é focado em detalhes de momentos famosos de sua carreira.

Em uma narrativa rápida, fácil e dinâmica, Anderson surpreende pela sinceridade e pelas revelações que fez.

Mesmo com seu ar descontraído e brincalhão, ele sempre evitou entrar em detalhes sobre seu passado humilde, sobre seus dramas familiares e sobre as dificuldades que passou durante sua carreira.

Dificilmente os fãs não vão se emocionar com a separação que teve de sua mãe, com os episódios de racismo, quando foi acusado de roubo, quando perdeu uma das filhas, ou até mesmo quando pensou em matar um rival.

Silva viu sua fama ganhar uma proporção enorme após assinar com a agência do ex-jogador Ronaldo, a 9ine. Desde então, frequenta programas de auditório, aparece em capas de revistas e estrela várias campanhas publicitárias.

Sua autobiografia fecha o ciclo de reconstrução de sua imagem. Além de aproximá-lo do público com os dramas pelos quais passou, o livro traz à luz importantes passagens de sua carreira.