Botafogo vê ‘armação’ da CBF

Nelson Lira, acusou a CBF de armação por tentar excluir o clube da Série C do Campeonato Brasileiro  em entrevista coletiva.

O presidente licenciado do Botafogo, Nelson Lira, acusou a CBF de armação por tentar excluir o clube da Série C do Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva na tarde de ontem, na Maravilha do Contorno, ele explicou que a denúncia que embasou a Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na punição do clube está prescrita.

Agora, o dirigente ameaça até paralisar todas as séries do Campeonato Brasileiro, caso o Pleno do STJD confirme a exclusão do Botafogo da competição, para que "o futebol brasileiro seja moralizado".

"Se houver necessidade de entrar na Justiça Comum, nós vamos entrar. Mas depois que o Botafogo transcorrer todo o processo da Justiça Desportiva. Estamos aguardando primeiramente a decisão para dizer se tem validade de imediato ou não (essa exclusão da Série C). Acredito na Justiça do nosso país. Ninguém vai tirar o Botafogo de série alguma. Vamos, se for necessário, recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (Desportiva). E se for necessário não iremos parar apenas a Série C. Se tiver que entrar na Justiça Comum vai ser para paralisar todas as séries", disse.

A tese defendida por Nelson Lira é que a CBF denunciou o clube após terem se esgotados os prazos legais. De acordo com o artigo 165 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que recebe esta denúncia, só tinha até 60 dias para encaminhá-la a julgamento.

O presidente licenciado do Botafogo alega que apenas após sete meses a decisão foi tomada pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD, em julgamento realizado na última sexta-feira, no Rio de Janeiro. "O ato foi em janeiro. E só no mês passado foi que ocorreu essa denúncia. O prazo passou, o processo está prescrito. É tanto que o único voto favorável de um dos auditores fundamentou justamente na prescrição", comentou.

Nelson Lira parece mesmo disposto a comprar a briga e já declarou guerra contra a CBF. O clube vai solicitar, através da Federação Paraibana de Futebol (FPF), a prestação de contas da entidade nacional dos últimos 10 anos. Mas o clube só deve se pronunciar em relação ao assunto após receber o documento e contratar uma empresa de consultoria para fazer toda análise e, a partir deste momento, "tirar alguma conclusão". A estratégia é pressionar a entidade nacional. "Nada mais justo o Botafogo saber onde tanto recurso está sendo investido. A CBF é uma instituição para administrar o futebol em benefício dos clubes e jamais prejudicar", afirmou.
O presidente do STJD, Caio César Rocha, decidiu pela não aplicação imediata da pena imposta no julgamento da última sexta-feira. Foi dado um prazo de 48 horas para o clube para apresentação de documentos. Assim, o jogo de segunda-feira contra o Paysandu está mantido.