Campina Grande recebe torneios estaduais de xadrez neste fim de semana

Etapa do Circuito Paraibano de Xadrez Rápido e Campeonato Paraibano de Xadrez Blitz movimentam a modalidade na rainha da Borborema no sábado e domingo.

Foto: Raissa Taimilles

A cidade de Campina Grande será palco de duas competições estaduais de xadrez no próximo fim de semana. No sábado será disputada a 3ª Etapa do Circuito Paraibano de Xadrez Rápido e no domingo ocorre o Campeonato Paraibano de Xadrez Blitz.

Segundo a Federação Paraibana de Xadrez (FPBX) a expectativa é que os torneios, que acontecem no Clube Campestre, devem reunir em torno de 100 jogadores e jogadoras. As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira, sendo necessário um cadastro da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), que é realizado a qualquer momento no site da entidade. Por se tratarem de eventos oficiais, as partidas valerão pontos de rating da CBX e da FPBX.

Já confirmaram participação alguns dos mais bem ranqueados enxadristas do estado, incluindo diversos Mestres Nacionais. O presidente da Federação, Marcello Urquiza, destacou a relevância de Campina Grande no xadrez paraibano.

“As expectativas são bastante positivas, pois Campina Grande. Além de sua localização geográfica, é um importante polo enxadrístico, especialmente nas categorias que estarão em disputa”, explicou.

Campina Grande recebe torneios estaduais de xadrez neste fim de semana
Foto: Raissa Taimilles

Desde o início da pandemia, o xadrez vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. O jogo também está presente nas escolas e vem sendo divulgado através de influenciadores digitais em plataformas de vídeo e nas redes sociais. Marcello Urquiza também relata esse crescimento nos eventos oficiais da Federação, após a flexibilização das medidas sanitárias.

“Com a retomada das competições em 2022, observamos a presença de muitos jogadores que nunca tinham participado de um evento oficial. Esse é um dos efeitos benéficos da disponibilidade de torneios. Com um calendário de competições consolidado, o esporte certamente crescerá no estado da Paraíba”, observou.

DINÂMICA DE COMPETIÇÃO

Ambos os torneios adotarão o sistema suíço de competição, em que os jogadores são emparelhados a cada rodada com outros participantes com desempenho semelhante ao seu: quem estiver vencendo enfrenta quem estiver vencendo, assim como quem for perdendo ou empatando irá duelar com quem teve resultado igual ao longo das rodadas.

Para o Circuito de Xadrez Rápido, cada enxadrista jogará sete partidas, no ritmo de 15 minutos para cada jogador, acrescidos de 5 segundos a cada lance. Já no Campeonato de Blitz, cada competidor disputa 11 rodadas com três minutos no relógio e mais dois segundos de acréscimo por jogada.

Ao final das rodadas serão premiados o campeão geral, o vice e o terceiro lugar, além de melhor desempenho feminino, melhor desempenho veterano, melhor desempenho abaixo de 18 anos e melhor desempenho por faixa de rating (nível de força).