Chuva atrapalha primeiro dia de treinos em Spa

Com chuva forte durante quase toda a manhã, o treino livre inicial do Grande Prêmio da Bélgica teve pista vazia e pouca ação.

A primeira atividade da Fórmula 1 após o recesso de verão deixou os apaixonados pela categoria frustrados. Com chuva forte durante quase toda a manhã, o treino livre inicial do Grande Prêmio da Bélgica teve pista vazia e pouca ação. Alguns dos pilotos só tiraram o carro dos boxes nos cinco minutos finais da sessão, que teve liderança do japonês Kamui Kobayashi, com 2min11s389.

O piloto da Sauber colocou boa vantagem sobre o venezuelano Pastor Maldonado, segundo colocado do treino com 2min11s941, e seus demais concorrentes. Daniel Ricciardo, Jean-Eric Vergne e Mark Webber completam a lista dos cinco primeiros colocados da manhã belga.

O cenário só foi alterado a 40 minutos do fim do treino, quando o australiano Daniel Ricciardo resolveu ir à pista e mostrou a seus adversários de que, apesar da grande quantidade de água no asfalto, havia condições para tirar o carro da garagem.

O único piloto sem tempo no treino foi o brasileiro Felipe Massa, que saiu com sua Ferrari apenas nos segundo finais de atividade, para tentar marcar uma volta rápida, mas ficou pelo caminho por conta de problemas no motor de seu carro.

A liderança da tabela de tempos do primeiro treino livre em Spa-Francorchamps ficou nas mãos de Kobayashi. O piloto da Sauber, que deu 20 voltas na atividade, soube aproveitar o momento em que a pista estava um pouco mais seca e rodou a 2min11s389.

Na parte da tarde, a chuva voltou a atrapalhar a programação da Fórmula 1. Com a precipitação ainda mais forte do que de manhã, os pilotos passaram quase toda a atividade nos boxes, registrando tempos apenas nos últimos segundos de treino.

No total, 18 pilotos deixaram os boxes para a atividade da tarde e a liderança da tabela de tempos ficou com o francês Charles Pic, da Marussia, com 2min49s354. Daniel Ricciardo e Fernando Alonso completaram a lista dos três primeiros colocados.