Com status de favorito, Uruguai enfrenta a confiante Coreia do Sul

Boa campanha na primeira fase empolga a Celeste que volta a sonhar com um título mundial. Asiáticos, por sua vez, acreditam que podem repetir 2002.

Do Globoesporte.com

Credenciado por uma ótima performance na primeira fase, o Uruguai chega como favorito para o duelo contra a Coreia do Sul, neste sábado, em Porto Elizabeth, na abertura das oitavas de final da Copa de 2010. Com nenhum gol sofrido, duas vitórias e um empate, a atual geração Celeste faz a melhor campanha do país desde o Mundial de 1970, quando chegou às semifinais. Por conta dessa quebra de tabus, ecos de uma conquista história de 50 anos atrás já começam a pairar sobre a equipe sul-americana.

– Ainda acho que está fora do nosso alcance, mas temos nossas esperanças e os nossos sonhos – indicou o técnico Oscar Tabárez ao falar sobre as chances de um possível tricampeonato.

Para a partida no estádio Nelson Mandela Bay, que será transmitida ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM e pela TV Globo a partir das 11h (16h no horário sul-africano), o treinador vai levar a campo o mesmo time que derrotou o México pela última rodada do Grupo A. A exceção é a entrada de Godín – recuperado de uma gastroenterite – na zaga, no lugar de Mauricio Victorino.

No ataque, Forlán segue formando dupla com Luis Suárez. Os dois são os grandes ídolos da torcida uruguaia que, segundo Tabárez, se identifica com a seleção nacional como nos bons tempos da Celeste nas décadas de 30, 50 e 70.

Confiança sul-coreana

Pelo lado sul-coreano, a confiança também está em alta tanto entre os torcedores, que lotam as ruas do país mesmo com os jogos acontecendo de madrugada por causa do fuso horário, como no elenco. E os Dragões Vermelhos não escondem que desejam provar ao mundo que podem ter um ótimo desempenho como em 2002 e alcançar, pelo menos, as semifinais. E com um adendo: longe do continente asiático.

– Estamos focados nesse objetivo e vamos dar o nosso melhor – garantiu o meia Park Ji Sung, estrela, capitão e maior ídolo da Coreia do Sul na atualidade.

Assim como o Uruguai, a seleção oriental só terá uma mudança no time titular em relação ao que empatou em 2 a 2 com a Nigéria, resultado que selou a classificação às oitavas de final como segundo colocada do Grupo B. O lateral-direito Cha Du Ri, que falhou contra os africanos e também na goleada por 4 a 1 sofrida para a Argentina, será barrado para a entrada de Kim Hyung.