Copa do Brasil disputada em JP

Copa do Brasil da modalidade, que será disputada até o próximo dia 9, no ginásio do Colégio Marista Pio X.

É hoje, a partir das 8 horas, que João Pessoa vai receber o principal evento de futebol de cinco do país. Trata-se da Série A da Copa do Brasil da modalidade, que será disputada até o próximo dia 9, no ginásio do Colégio Marista Pio X.

O futebol de cinco é praticado por atletas com diferentes graus de deficiência visual, com exceção do goleiro, que pode fugir à regra. As dimensões da quadra, geralmente, seguem o padrão oficial do futebol de salão, que é de 40 metros de comprimento e 20 de largura – pode ultrapassar um pouco o limite, chegando a 42 metros de comprimento por 22 de largura.

Algumas particularidades do esporte, no entanto, evitam uma comparação mais plausível com o futsal. Entre elas, a presença de um sinalizador de identificação no interior da bola, o fato de os jogos sempre acontecerem em locais abertos e também a impossibilidade de o goleiro sair de dentro da área.

Neste evento, 12 equipes, divididas em três grupos, estarão na briga pelo título: Acergs-RS, Adevibel-MG, Adevipar-PR, Apace-PB, Apadevi-PB, ApadV-SP, Cedemac-MA, CeiBC-RJ, Cetefe-DF, ICB-BA (venceu as duas últimas edições), Unicep-ES e Urece-RJ.

Entre os destaques da competição, estão as equipes paraibanas da Apace, que conta com quatro jogadores da Seleção Brasileira (o goleiro Fábio Luís e os jogadores Felipe, Ricardinho e Damião), e a Apadevi, atual campeã da Série B.

Os dois melhores de cada chave mais os dois melhores terceiros colocados avançam para as quartas de final, que definem as quatro equipes das semifinais. Os vencedores farão a grande decisão.
Para o rebaixamento, haverá um quadrangular com os quatro times que não chegaram à fase seguinte.