Copa do Mundo no Catar: dois jogos abrem as oitavas de final neste sábado

Holanda x Estados Unidos, às 12h, abre o mata-mata da competição. Argentina x Austrália, às 16h, fecha o dia de jogos do Mundial.

Argentina e Polônia avançam de fase. Foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP q ND

A fase de grupos da Copa do Mundo ficou no passado e neste sábado (3) uma nova história começa a ser escrita para as 16 seleções que restaram no Mundial no Catar. A fase de oitavas de final vai ter início logo mais às 12h, no Internacional Khalifa, com a partida entre Holanda e Estados Unidos, que definirá o primeiro classificado para as quartas. Já às 16h, no Ahmad Bin Ali, é a vez de Argentina e Austrália medirem forças de olho na manutenção do sonho do título mundial.

Líder do Grupo A da Copa, com 7 pontos conquistados, a Holanda venceu dois dos três jogos disputados na fase de grupos, mas há quem ache que a boa geração holandesa, liderada pelo zagueiro Virgil Van Dijk, do Liverpool, ainda não mostrou todo o futebol esperado. Muito por isso terá mais uma oportunidade, desta vez contra os Estados Unidos, que avançaram na segunda colocação do Grupo B, atrás da líder Inglaterra.

A grande expectativa dos norte-americanos está nos pés de Christian Pulisic, atacante do Chelsea e que marcou o gol da vitória contra o Irã, na terça-feira, que deu a classificação à equipe.

Uma das favoritas ao título mundial, a Argentina não teve vida fácil no Grupo C. Isso porque, após a estreia com derrota para a Arábia Saudita, precisou se reformular dentro da competição e, com atuações memoráveis de Messi e Enzo Fernández, conquistou boas vitórias contra México e Polônia e, por isso, avançou na liderança de sua chave.

Já a Austrália, uma das surpresas da Copa, desbancou a favorita Dinamarca no Grupo D, na última rodada da fase classificatória, para avançar ao mata-mata apenas pela segunda vez na história dos Mundiais. Antes, os Socceroos só haviam avançado às oitavas de final na Copa de 2006.