Copa João Pessoa de Futebol: Gersal Freire e Gláucio Lima serão homenageados na grande final

Nomes dos radialistas que morreram em decorrência da Covid-19 serão dados às cabines de imprensa do Estádio da Graça, antes da decisão do campeonato, no próximo domingo

Gersal Freire em transmissão da Copa de Seleções de Bairro em 2019 — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A crônica esportiva paraibana perdeu duas vozes importantes durante a pandemia. Gersal Freire e Gláucio Lima, repórteres da Rádio CBN e da Rádio Tabajara, respectivamente, foram vítimas da Covid-19. Em homenagem aos serviços prestados ao esporte paraibano, os nomes deles serão colocados nas cabines de imprensa do Estádio da Graça, no dia 8 de dezembro, pouco antes da grande decisão da Copa João Pessoa de Futebol.

Copa João Pessoa de Futebol: Gersal Freire e Gláucio Lima serão homenageados na grande final
Gersal Freira dará nome a uma das cabines de imprensa do Estádio da Graça

A iniciativa partiu do vereador Coronel Sobreira, que viu na finalíssima uma oportunidade de relembrar toda a dedicação que Gersal e Gláucio tiveram com o esporte paraibano. Num primeiro momento, a ideia era que a taça tivesse o nome deles, mas não houve tempo hábil para isso. Então a organização resolveu nomear cada uma das duas cabines de imprensa do estádio homenageando os radialistas.

Copa João Pessoa de Futebol: Gersal Freire e Gláucio Lima serão homenageados na grande final
A outra cabine de imprensa do estádio terá o nome de Gláucio Lima

Gersal Freire morreu no dia 6 de maio deste ano, aos 61 anos de idade, após sofrer uma parada cardíaca no Hospital Santa Isabel, onde estava internado tratando a Covid-19. Nascido em Floriano, no Piauí, ele passou mais de 30 anos em João Pessoa e prestou serviços às rádios Sanhauá, Correio e Tabajara antes de chegar à CBN.

Na reta final da carreira, Gersal se dedicou à cobertura do esporte amador, que era sua grande paixão. Um dos seus trabalhos de maior destaque, inclusive, foi na Copa de Seleções de Bairros (que se transformou neste ano em Copa João Pessoa), em 2019, pela Rádio CBN. O seu último trabalho na emissora foi no jogo clássico Botafogo-PB x Treze, pela segunda rodada do Campeonato Paraibano deste ano.

Já Gláucio Lima morreu em 19 de dezembro de 2020, aos 55 anos, também por complicações da Covid-19. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Conhecido na crônica esportiva como o “Olho Vivo”, Glaúcio foi o repórter setorista do Botafogo-PB pela Rádio Tabajara, onde trabalhou por mais de 20 anos.

Copa João Pessoa de Futebol: Gersal Freire e Gláucio Lima serão homenageados na grande final
Gláucio Lima em seu último jogo como setorista do Botafogo-PB, no Estádio Almeidão — Foto: Josemar Çonçalves/PhotoPress

A última cobertura esportiva do radialista foi no jogo Botafogo-PB x Remo, pela Série C do Campeonato Brasileiro de 2020. A partida aconteceu no Almeidão, no dia 23 de novembro de 2020, pouco menos de um mês antes da sua morte.

As homenagens vão acontecer no dia 8 de dezembro, data da final da Copa João Pessoa de Futebol. Ao todo, 64 times participaram da competição, mas só quatro seguem na disputa. Roger, atual campeão, vai jogar a semifinal contra Jardim Itabaiana, neste sábado, às 20h15, no CT Ivan Tomaz. A outra semifinal será disputada entre Mandacaru e Mangabeira IV e V, no mesmo estádio, no domingo, às 9h.

Os vencedores de cada partida se encontrarão no Estádio da Graça para a decisão, no mesmo dia em que Gersal Freire e Gláucio Lima serão homenageados.