Paraibanos Aílton Andrade e Cícero Valdiran estreiam nas Paralimpíadas neste sábado

Eles terão uma única oportunidade para buscarem as medalhas em suas modalidades.

Por Raniery Soares

Os paraibanos Aílton Andrade e Cícero Valdiran farão suas estreias neste sábado, em provas de halterofilismo e lançamento de dardo, respectivamente. Sem etapas classificatórias, a expectativa pelo desempenho de ambos aumenta, afinal eles terão uma única oportunidade para buscarem as medalhas em suas modalidades.

Ailton e Cícero
Aílton Andrade (esq.) e Cícero Valdiran estreiam neste sábado, em Tóquio (Fotos: Daniel Zappe e Alexandre Gondim/CPB)

Medalha de bronze no Parapan de Lima, em 2019, Ailton vai em busca de uma nova medalha em Tóquio – quem sabe de ouro ou de prata – na categoria até 80kg. Ele sofre de paralisia infantil desde que nasceu, após um erro médico e isso acabou atrofiando sua perna esquerda.

Ele conheceu o halterofilismo através de amigo que já estava na modalidade e o convidou para fazer uma visita onde treinava. Ailton vem de conquistas como uma prata no Regional das Américas, na Colômbia, em 2018, além do bronze no Parapan de Lima.

Cícero Nobre Valdiran é uma das esperanças de medalha do Brasil no atletismo, na prova do lançamento de dardo – classe F57. Recordista das Américas, título conquistado no Rio de Janeiro em 2016, a medalha na última Paralimpíada não veio por pouco. No Parapan de Lima, em 2019, faturou a medalha de ouro.