Equipe paraibana disputará o Brasileiro de Nado Artístico, em dezembro, em formato remoto

Competição acontecerá no Rio e em São Paulo. Nadadores que disputarão de forma remota deverão enviar vídeos para que os jurados avaliem as performances.

(Foto: Divulgação / Acqua R1)

O Campeonato Brasileiro de Nado Artístico será realizado entre os dias 9 a 19 de dezembro. A cidade de São Paulo será sede das categorias Infantil e Juvenil, enquanto o Rio de Janeiro receberá as competições das classes Júnior e Sênior. Quem estará presente na competição serão as meninas do Acqua R1, de João Pessoa. O detalhe é que, apesar de as disputas acontecerem de forma presencial, em 2021, os torneios também serão disputados de forma remota. As atletas paraibanas se enquadram neste último quesito e precisam enviar os vídeos das apresentações para a organização para que sejam devidamente julgadas.

Sobre como se dá o processo, a técnica da equipe, Talita Leal, explicou a forma de julgamento das competidoras e afirma que os resultados de ambos os formatos são divulgados simultaneamente.

“A competição mudou o formato. Vai ser presencial e on-line. As meninas daqui vão participar a distância, mas o resultado sai junto com quem esteve in loco. É uma competição única e estamos muito focadas para fazer uma grande apresentação”, afirmou.

Apesar do arrefecimento no número de casos e óbitos pelo novo coronavírus, o impacto da pandemia no condicionamento físico dos atletas foi visível. Logo, para dar ritmo de campeonato às garotas do Acqua 1, Talita decidiu promover competições internas entre suas alunas. No entanto, ela explicou que, por causa das medidas de prevenção ao contágio da Covid-19, quando os treinos coletivos precisaram ser interrompidos, não foi possível treinar as coreografias com sua equipe. 

“O ano inteiro estamos fazendo festivais a cada mês para ir compensando o período que ficamos sem competição. Depois de ter passado esse período todo sem conseguir treinar o que era necessário, a gente está focando muito na questão das coreografias. Foi muito tempo só fazendo individualmente, onde aproveitava para trabalhar a parte técnica, como figuras e elementos. Agora estamos correndo com as coreografias, buscando ter mais resistência nesse quesito”, disse. 

Julia Ramalho
A nadadora Júlia Ramalho, campeã brasileira em 2020, deseja agora o bicampeonato (Foto: Divulgação / Acqua R1)

Apesar de todas as dificuldades, a nadadora Júlia Ramalho foi campeã brasileira júnior no ano passado. A competição em 2020 acabou sendo disputada totalmente em formato remoto, quando cada atleta participante precisou enviar um vídeo da sua apresentação para os jurados. Neste ano, apesar de o campeonato acontecer em solo carioca, ela continuará suas apresentações direto de João Pessoa. 

“Nós estávamos treinando antes sem a certeza de que iria ter a competição. Agora, sabendo que ela, de fato, acontecerá, estamos ainda mais empolgadas. Vamos com tudo para vencer novamente e trazer mais uma medalha para nossa terra”, enfatizou.