Familiares de Décio Freire se emocionam com homenagem feita pela FPF-PB ao radialista: “Somos muito gratos”

Taça com o nome do radialista será entregue ao campeão paraibano que será definido no próximo sábado, em Campina Grande, na partida entre Campinense e Botafogo-PB.

Décio Freire era narrador da rádio CBN, na Paraíba. Foto: Reprodução/Instagram

A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), através da presidente Michelle Ramalho, confirmou que o nome do troféu que será dado ao campeão do Campeonato Paraibano Pixbet 2022 será o de Décio Freire, em alusão ao eterno radialista da Rádio CBN João Pessoa, que morreu no dia 31 de dezembro de 2021. A família do narrador se mostrou lisonjeada com a homenagem a um dos grandes nomes do jornalismo esportivo paraibano.

O “Narrador de Todos”, como ficou conhecido, colocou a sua voz em grandes momentos do futebol paraibano, como no título brasileiro conquistado pelo Botafogo-PB, na Série D de 2013, e em inúmeras finais de estadual. Décio lutava contra um câncer e não resistiu a complicações depois de duas cirurgias. O Jornal da Paraíba entrou em contato com um dos filhos de Décio, Johny Jackson, que falou da alegria de ter recebido a notícia da homenagem feita pela entidade máxima do futebol no estado ao seu pai.

Décio Freire, Expedito Madruga
Décio Freire em ação pela CBN João Pessoa, ao lado do coordenador de Esportes da Rede Paraíba, Expedito Madruga — Foto: Acervo pessoal / Décio Freire

“Recebemos com muita alegria e muita satisfação a notícia de que o nome do meu pai está sendo, mais uma vez, lembrado e homenageado pelos trabalhos brilhantes na CBN e em outros veículos de comunicação do estado. Ficamos muito alegres pois é o reconhecimento da figura íntegra, trabalhador e sempre esforçado em dar o seu melhor. Fui testemunha ocular da trajetória do meu pai, uma vez que cresci ao lado do meu pai nas rádios da Paraíba, frequentando o Almeidão e vendo de perto o esforço em oferecer o melhor que ele podia”, afirmou.

Excelência. Essa era a palavra que, durante anos a fio, resumiu a carreira da voz que embalou tantos momentos históricos do futebol pessoense e paraibano nos gramados do país. Para Johny, essa homenagem é um reconhecimento ao legado deixado por Décio a sua família e a toda a nova geração do jornalismo esportivo local.

“A palavra que resumia Décio Freire era excelência. Esse reconhecimento que vem através da FPF-PB em colocar o seu nome na taça de campeão paraibano de 2022 fica como uma rica homenagem ao legado dele. Somos muito gratos, enquanto família, por todo esse reconhecimento”, pontuou.

Imortalizado na narração de gols dos clubes paraibanos, sobretudo do Botafogo-PB, seu time de coração, agora Décio também será eternizado dando nome ao troféu da maior competição do esporte em que tanto levou emoção pelas ondas do rádio da Paraíba. A taça, toda feita de alumínio e que mede 89 cm de altura, será entregue à Raposa ou Belo, que neste sábado, às 16h, no Estádio Amigão, em Campina Grande, entram em campo pelo segundo e decisivo jogo da grande final do Campeonato Paraibano de Futebol.