Federação tira jogos da Graça

Mudança aconteceu depois da repercussão nacional sobre o péssimo estado do gramado do campo de Cruz das Armas.

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) decidiu transferir para o Almeidão os três jogos que estavam marcados para o Estádio da Graça nesta semana. A mudança aconteceu depois da repercussão nacional sobre o péssimo estado do gramado do campo de Cruz das Armas na partida entre Santa Cruz x Auto Esporte, sábado, pela terceira rodada do Campeonato Paraibano.

A reportagem foi destaque no Fantástico, da Rede Globo, e motivou uma nova determinação do Ministério Público, que antes mesmo da posição da FPF, já havia vetado a Graça para a sequência do Campeonato Paraibano.

No jogo de sábado, cinco jogadores se machucaram devido às condições precárias do gramado. O Auto Esporte venceu a partida por 2 a 1, mas perdeu o volante Gil, que saiu de campo machucado depois de pisar num buraco. Já as "vítimas" do Santa Cruz foram o zagueiro Maceió, o volante Tércio e os atacantes Carlinhos e Temisson.

Segundo a nota enviada pelo Ministério Público da Paraíba, o Estádio da Graça não apresenta condições para receber partidas e estará fechada até que o campo seja reformado.

O procurador Valberto Lira lembrou ainda que, durante as vistorias da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura de João Pessoa (responsável pelo estádio) garantiu que entregaria a Graça em condições de jogo.

"Apesar do compromisso firmado pela administração municipal, o mencionado estádio não apresenta condições de jogo", escreveu Valberto Lira.

Assim que ficou sabendo da recomendação do MPPB, a Federação tratou logo de transferir as três partidas da semana marcadas para a Graça: Santa Cruz x CSP, na quarta-feira; Auto Esporte x Queimadense, na quinta; e Auto Esporte x CSP, no próximo sábado. Todos os jogos passam para o Almeidão, mantendo os horários previamente estabelecidos.

De acordo com a assessoria de imprensa da FPF, outros jogos serão transferidos da Graça, mas estes ainda não têm um local definido. A tendência é que aconteçam também no Almeidão, mas para isso terá que contar com o aval do Governo do Estado (proprietário do estádio) e também conciliar com os jogos do Botafogo pela Copa do Nordeste.

Fora os três jogos já definidos para o Almeidão, os próximos marcados para a Graça são os seguintes: Santa Cruz x Sousa (29/1), Santa Cruz x Atlético (1/2), Auto x Sport Campina (5/2).

MEIRA DIZ QUE PMJP QUERIA AJUDAR

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação da Prefeitura de João Pessoa, Sérgio Meira, afirmou ontem que o Ministério Público da Paraíba, o Santa Cruz de Santa Rita e o Auto Esporte já sabiam das condições do gramado do Estádio da Graça desde a sexta-feira, quando aceitaram jogar no local.

Para ele, os clubes e o órgão "assumiram os riscos" quando aceitaram realizar a partida na praça esportiva mesmo sabendo que o campo não poderia receber jogos ainda. E disse que a partir de agora, para evitar críticas injustas, a Graça não será mais liberada até que o gramado esteja 100%.

Em defesa da Sejer, Sérgio Meira afirmou que o estádio só foi liberado após uma vistoria do MP, junto com os clubes, na tarde de sexta-feira. O secretário disse ainda que ficou decidido, em um primeiro momento, que o jogo não aconteceria na Graça.

Mas no mesmo dia, os clubes mudaram de ideia e o estádio foi solicitado para o confronto novamente.

"Participamos da vistoria junto com o MP e os clubes. O Ministério Público ficou focado mais nas questões da segurança e os clubes avaliaram os gramado. Então entendo que eles sabiam antes do jogo que as condições do campo não eram as ideais. Assumiram os riscos do que poderia acontecer. Nós deixamos eles cientes de que o gramado ainda não estava bom", contou o secretário.

Sérgio Meira disse ainda que a Graça vai ser fechada após a recomendação do Ministério Público e só deve ser reaberta em pelo menos 30 dias. O secretário contou que a nova grama da Graça foi plantada no dia 10 de janeiro e que leva pelo menos um mês para que esta fique em bom estado para os jogos.

"O gramado ainda não assentou direito. Todos sabem que a grama leva pelo menos um mês para ficar pronta e só liberamos a Graça antes porque quisemos contribuir com a realização do Campeonato Paraibano. Mas após estas críticas, o estádio será fechado novamente e vamos reabrir apenas quando o gramado estiver em plenas condições", finalizou.