Gerson aprova Botafogo-PB contra o Imperatriz e celebra importantes retornos no elenco alvinegro

Meia Esquerdinha e atacante Bruno entraram no segundo tempo e ajudaram o Belo a se classificar sobre o Cavalo de Aço na segunda fase da Pré-Copa do Nordeste.

Guilherme Drovas / Botafogo-PB

O Imperatriz já foi! O Botafogo-PB conseguiu impor o seu favoritismo e está classificado para a terceira e última fase da Pré-Copa do Nordeste. Nessa quarta-feira, o Belo bateu o Cavalo de Aço por 2 a 0 e agora vai ter pela frente o Vitória. Sobre a partida, o técnico Gerson Gusmão gostou do que, apesar de citar oscilações no jogo alvinegro. O treinador, por sinal, celebrou retornos importantes no elenco, como os casos do meia Esquerdinha e do atacante Bruno, que, inclusive, marcou um dos gols da classificação.

Gerson ressaltou que tanto Esquerdinha quanto Bruno são jogadores necessários ao plantel botafoguense. Por isso, espera que eles consigam recuperar rapidamente o ritmo pós-lesão para poder agregar no fim da campanha do Botafogo-PB na Série C e também nas Eliminatórias da Copa do Nordeste. Nessa quarta-feira, a dupla entrou no segundo tempo e mostrou que ainda falta embalo.

— São opções importantes que estávamos sentindo falta. São dois jogadores que, bem fisicamente e clinicamente, vão nos ajudar muito. Tem que ser gradativo. Esquerdinha podia jogar um pouco mais; Bruno um pouco menos. A gente procurou colocá-los no limite de tempo que entendemos que eles podiam suportar a partida — disse o treinador.

Gerson Gusmão, técnico Botafogo-PB
Gerson Gusmão comentou a vitória do Botafogo-PB sobre o Imperatriz (Foto: Reprodução / Botafogo-PB)

Vale ressaltar que, além de Esquerdinha e Bruno, o Botafogo-PB também relacionou o atacante Itamar, também recuperado de lesão. Contudo, o jogador acabou não entrando em campo diante do Imperatriz.

Sobre a volta especificamente de Bruno, Gerson foi só elogios. É que foi dele o segundo gol do Alvinegro sobre o Cavalo de Aço, consumando a vitória por 2 a 0, já que Éderson havia aberto o marcador ainda na primeira etapa. Por sinal, o jejum de gols do Botafogo-PB foi encerrado exatamente contra o Imperatriz.

Para Gerson Gusmão, o tento marcado por Bruno premia um jogador que lutou bastante ao longo de 2021. A recuperação comprometeu praticamente toda a temporada de um atleta que foi contratado para vestir a 9 do Belo. O seu gol, por sinal, foi vestindo a 31, já que Éderson foi o 9 botafoguense.

— Bruno foi premiado por tudo que tem feito durante seu processo de recuperação. Não é fácil ficar quase oito meses sem jogar futebol. A gente fica feliz por ele. É um cara que trabalhou muito e que está aí para nos ajudar. O tempo que ele suportar, ele vai nos ajudar, como fez contra o Imperatriz — afirmou o técnico do Belo.

Botafogo-PB; Botafogo-PB x Imperatriz
Éderson abriu o placar para o Botafogo-PB contra o Imperatriz (Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB)

Botafogo-PB e Imperatriz se enfrentaram na noite dessa quarta-feira, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O jogo valia a classificação para a próxima fase da Pré-Copa do Nordeste. Nos 90 minutos, o Belo passou no teste, conseguiu vencer por 2 a 0, marcando um gol em cada tempo.

Gerson Gusmão afirmou que o fundamental na partida era realmente conquistar a vaga para a próxima fase. No entanto, ele ressaltou que a equipe oscilou bastante para conseguir consumar a classificação diante do Imperatriz.

— Jogo difícil e importante. Precisávamos da vitória para passar de fase. Sabíamos que teríamos dificuldades pelas mudanças. Mas eram necessárias. Até para a gente não perder nenhum jogador até o fim do ano, porque temos jogos importantes pelo Brasileiro e pela Pré-Copa do Nordeste. Colocamos os atletas que estavam em melhores condições. Acredito que a equipe tenha tido oscilação dentro do jogo, mas criamos oportunidades, desperdiçamos algumas que poderíamos já ter definido antes o placar. Mas aí acabou acontecendo no final — analisou o treinador.

Com a classificação, o Botafogo-PB vai para a terceira e última fase da Pré-Copa do Nordeste. O adversário vai ser o Vitória, equipe bastante tradicional no futebol brasileiro. Esta etapa é marcada por ser disputada em dois jogos, no caso, o duelo de ida vai ser no Almeidão, em João Pessoa, enquanto o de volta vai ter o Barradão, em Salvador, como palco. Isso acontece porque o Leão é melhor ranqueado que o Belo na CBF.

Mas, antes de encarar o Vitória na decisiva disputa por uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2022, o Botafogo-PB tem uma missão daquelas pelo quadrangular do acesso da Série C do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro vai receber o Criciúma neste sábado pela quarta rodada da competição.

Botafogo-PB; Botafogo-PB x Imperatriz
Botafogo-PB agora muda a chave e foca no Criciúma (Foto: Guilherme Drovas / Botafogo-PB)

O time paraibano possui dois pontos, ainda não venceu nesta fase da competição e nem sequer marcou gols. Do outro lado, os catarinenses estão em segundo, com cinco pontos. A vitória é fundamental para o Belo, já que restam apenas três rodadas para a definição das duas equipes do Grupo C que subirão para a Série B de 2022.

Botafogo-PB e Criciúma se enfrentam no Almeidão neste sábado, às 19h. O primeiro jogo entre as equipes aconteceu no último fim de semana, quando o jogo terminou empatado em 0 a 0, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. Na ocasião, o time da casa teve dois jogadores expulsos.