João Pessoa sedia Brasileiro Sub-19 de Vôlei de Praia pela quarta vez

Disputas começam neste sábado, na Praia do Cabo Branco. Os cariocas Leonardo e Ramon lutam pelo bicampeonato.

Da Redação
Com Assessoria

A última competição de vôlei de praia da temporada 2010 será disputada neste fim de semana, em João Pessoa. Pelo quarto ano consecutivo, a capital paraibana será a sede do Campeonato Brasileiro Sub-19, que começará neste sábado (18), na Praia do Cabo Branco. Os campeões serão conhecidos no domingo (19).

O torneio principal contará com a presença de 12 duplas femininas e 11 masculinas, que serão divididas em quatro grupos. No primeiro dia de disputas, as parcerias jogarão entre si dentro das chaves, e os dois times mais bem colocados passarão às quartas de final. As semifinais e a decisão acontecerão no domingo.

Entre as mulheres, cinco duplas são paraibanas disputam o título: Renata e Yasmin, Carol e Leda, Marina e Luci, Malú Bruna Palitot, e Raiana e Isadora. Além delas, há outras sete duplas: Juliana e Fiama, e Michele e Yolli do Paraná, Beatriz e Thais, e Luma e Cynthya do Rio de Janeiro, Paula e Açucena, Debora e Joana, e Rebecca e Carol, do Ceará.

Já na disputa masculina, onze duplas fazem a disputa, entre as quais, cinco paraibanas: Rodrigo e Renan, Leo e Renato, Esdras e Luizão, Thiago e Matheus, Olivio e Matheus Henrique, e Ian e Fellipe Von. As demais duplas que competem são Leonardo e Ramon, do Rio de Janeiro, que lutam pelo bicampeonato, Iago e Felipe, também cariocas, Vinicius e Matheus do Paraná, e Evandro e Marcelo e Roberto e Mauricio do Maranhão.

A dupla carioca Bárbara e Carol e a paraibana Pedro Marques e Diogo foram as campeãs na primeira edição do Brasileiro Sub-19, em 2005. Após a competição, Bárbara e Carol marcaram seus nomes também no cenário internacional. A parceria carioca foi campeã mundial na mesma categoria, em 2005. No ano seguinte, Bárbara e Carol ainda repetiram o feito no Mundial Sub-21.

No Brasileiro Sub-19, o domínio do Rio de Janeiro começou com Bárbara e Carol, em 2005, e foi quebrado apenas em 2008 pela parceria formada por Julia Schmidt e Marcella, do Espírito Santo. Os outros títulos foram conquistados por Carla e Natasha, em 2006, Bruna Motta e Priscila, em 2007, e Carolina e Gabby, em 2009.

Depois do primeiro título de Pedro Marques e Diogo, os paraibanos também dominaram o torneio masculino com Ícaro e Klaus, em 2006, Josias e Tales, em 2007, e, em 2008, com Álvaro Filho e Vítor. Na temporada passada, o troféu foi para o Rio de Janeiro, com a conquista dos cariocas Leonardo e Ramon.