Phelipe Caldas lança livro sobre torcidas do Botafogo-PB

Pesquisador e jornalista, Phelipe Caldas imergiu no mundo das torcidas do Botafogo-PB para produzir a obra “O Belo e suas torcidas”.

Foto: Divulgação

As vivências e realidades de uma torcida do futebol brasileiro é bem difícil de conhecer. Só estando dentro. E foi isso que o jornalista e pesquisador, Phelipe Caldas, fez por alguns anos, para conhecer melhor essa cultural forma de acompanhar e torcer, vivendo todas a emoções que cercam um clube de futebol. A pesquisa agora vira livro, que já está em pré-venda, e conta a vida desse organismo chamado torcida. Em “O Belo e suas torcidas”, Phelipe Caldas analisa e descreve a realidade das torcidas do Botafogo-PB, com uma imersão ainda maior na Torcida Jovem do Botafogo (TJB).

“O Belo e suas torcidas” é um livro que fala de pessoas que se juntam em três grupos diferentes para torcer para o Botafogo-PB, carinhosamente chamado de Belo, e, a partir disso, estabelecem formas plurais de organização para se divertirem, encontrarem-se nos estádios, fora deles e em outras cidades do país. Sem esquecer, claro, de uma boa dose de conflito que existe entre essas distintas identidades torcedoras.

Vivências e realidades das torcidas do Botafogo-PB

“No livro, eu analiso diferentes identidades de torcedores e defendo a ideia de que não existe uma unidade entre torcedores de um mesmo clube, mas múltiplas identidades. Pesquisei a TJB (a torcida organizada mais antiga), a Império (a primeira da Sombra) e os Loucos pelo Belo (um grupo de torcedores que não é torcida organizada). E, a partir daí, analisei as diferentes formas de torcer. As rivalidades, os antagonismos, os conflitos. A pesquisa se deu no estádio, em diferentes outros espaços da cidade, em caravanas para jogos fora também. A pesquisa consistiu em quase dois anos de trabalho de campo e de escrita”, explica o autor.

Phelipe Caldas lança livro
Phelipe Caldas // Foto: Arquivo pessoal

O livro tem o selo da Editora Ludopédio, de São Paulo, e as vendas estão acontecendo de forma on-line. O prefácio é do professor Luiz Henrique de Toledo (uma das principais referências na antropologia das práticas esportivas no Brasil), a apresentação é do professor Luiz Antonio Simas e a orelha é do professor Marco Aurélio Paz Tella, que foi o meu orientador.

No site do Ludopédio, o leitor já pode comprar através da pré-venda, e os exemplares vão ser entregues no mês de julho, quando Phelipe Caldas pretende também fazer um lançamento presencial. Na pré-venda, o livro está custando R$ 55,25.

Phelipe Caldas, o autor

Phelipe Caldas é jornalista e mestre em Antropologia. Escritor, Caldas ainda lançou os livros “Academias de bambu: boemia e intelectualidade nas mesas de bar” (Editora Universitária da UFPB, 2007); “Além do futebol: paixões, dores e memórias sobre um jogo de bola” (Ideia, 2016); “O menino que queria jogar futebol”: uma história de fé e superação” (Ideia, 2018); “Sobreviventes: contos sobre uma pandemia que parou o mundo” (Ebook, 2020); e “Quando a saudade me visita” (Ideia, 2021).