Judoca paraibana está de volta aos tatames e mira vaga olímpica

Aos 27 anos, Amanda Cavalcanti, que é pernambucana, sempre representou a Paraíba e mora em São Caetano do Sul.

Ela está de volta. Não só aos tatames nacionais, mas também aos pódios do judô internacional. Amanda Cavalcanti, que por anos figurou como grande promessa do judô paraibano, conquistou ouro no Pan-Americano Open da modalidade, que aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, na semana passada. O evento é uma das competições que somam pontos na briga pela vaga olímpica nos Jogos do Rio 2016.

"O Open de Buenos Aires foi uma disputa de nível técnico muito alto. Enfrentei atletas do Canadá, da Bélgica, da Nova Zelândia e a grande final eu fiz diante da atleta brasileira, Maria Portela. Ela é a judoca atualmente mais bem ranqueada na minha categoria de peso, aqui no Brasil. Fiz a final com ela e venci", comemorou.

Aos 27 anos, Amanda Cavalcanti, que é pernambucana, mas que sempre representou a Paraíba, mora em São Caetano do Sul, no interior de São Paulo, e divide apartamento com outras judocas. Mas antes de residir em definitivo na cidade paulistana, a judoca ficou afastada dos tatames por pelo menos dois anos, por problemas pessoais.

"Esse ano decidi voltar a treinar, na Associação Desportiva de São Caetano do Sul, com o treinador Marcos Sabino, e ficar mais por aqui. Estou tentando correr para ranquear nas competições internacionais", explicou a judoca.

O título de campeã veio na segunda competição internacional da atleta este ano, a primeira foi o Open de Montevidéu, e ficou na quinta colocação. Em ambas, foi como atleta da seleção brasileira de judô, na categoria sênior, que é a principal.

A judoca tem até maio de 2016, que é quando se fecha o ciclo olímpico, para conquistar a pontuação necessária para ser uma das atletas que integrarão a seleção brasileira para as Olimpíadas do Rio.