Olimpíadas Escolares chegam ao fim mas deixam legado

Olimpíadas Escolares chegam ao fim com as finais do futsal, vôlei, handebol e basquete

João Neto

O que era para ser apenas mais uma etapa das Olimpíadas Brasileiras Escolares, categoria 12 a 14 anos, se transformou em uma grande contribuição para João Pessoa. É isto mesmo o que a competição nacional, que chega ao fim hoje, representou para a capital paraibana. Basta observar o discurso do organizador geral do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Hubner.

“Os benefícios são muitos. Um deles é o legado importante que fica para as praças esportivas, já que elas acabam sendo reformuladas e reestruturadas para uso da população. O programa dos voluntários também precisa ser valorizado, pois capacita pessoas para futuros projetos. E ainda tem o pacto econômico direto, como a utilização de hotéis”, declarou.

De acordo com Edgar Hubner, as condições oferecidas por João Pessoa não deixaram a desejar de forma alguma. Pelo contrário. O dirigente, na verdade, procurou valorizar a estrutura da cidade, principalmente por causa das mudanças promovidas pelo COB para este ano. “Para quem participou anteriormente, viu que agora tem muita coisa diferente”, explicou.

“Acho que foi um sucesso. Tivemos instalações esportivas melhoradas, número recorde de participantes (cerca de 3.400 atletas e 5.000 pessoas envolvidas), entre outros aspectos significativos. Podemos dizer que superou todas as outras edições, até porque foi criada uma excelente estrutura de acolhimento”, completou o organizador.

Neste último dia de competição, quatro modalidades ainda vão conhecer os seus vencedores, sempre com as decisões no feminino acontecendo a partir das 9 horas e no masculino às 14h30: futsal (Especial na Apcef e Primeira Divisão no Hermes Taurino), handebol (Especial no Ronaldão e Primeira Divisão no Unipê), basquete (Especial no Colégio Pio X e Primeira Divisão no Esporte Clube Cabo Branco) e vôlei (Especial no Sesc e Primeira Divisão na UFPB). (Especial para o JP)

Candidatura para 2013

Nada melhor do que os elogios do COB para quem quer voltar a sediar as Olimpíadas Brasileiras Escolares. É porque João Pessoa já se habilitou para receber a competição em 2013, desta vez na categoria de 15 a 17 anos. E se for depender de experiência, a expectativa para a capital paraibana vencer os outros concorrentes é a melhor possível – Campo Grande, Teresina, Belém e Natal nunca sediaram as Olimpíadas Escolares.