Paraibano começa no dia 18 sem os grandes

Tabela será divulgada na segunda-feira. Bota, Treze e Campinense só jogam em fevereiro.

O presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, confirmou que o Campeonato Paraibano vai mesmo começar no dia 18, mas sem as participações de Botafogo, Treze e Campinense. O dirigente disse que pretende divulgar a tabela ajustada na segunda-feira e que a ordem dos jogos pode mudar sem a presença dos grandes.

"Não vamos mexer no regulamento, vamos alterar apenas os jogos. Estou tentando corrigir o erro cometido pela Junta Administrativa. Temos que adequar o calendário tanto ao Estatuto do Torcedor quanto ao regulamento", contou o presidente, sem citar quais erros seriam estes.

Amadeu entende que a redação do Regulamento Geral de Competições da CBF permite que o campeonato comece apenas sem os grandes. O texto, no entanto, diz que "todas as competições eventualmente realizadas dentro dos períodos de férias e pré-temporada (…) serão consideradas pela CBF, como amistosas".

"Não é bem assim. Estive na CBF e apenas os clubes que estão envolvidos em competições nacionais é que não poderão jogar em janeiro. O restante está liberado. O negócio é que estamos com o ‘cobertor curto’: se a gente adiar tudo, talvez não tenhamos condições de cumprir o calendário e terminar no dia 3 de maio. Se não adiar, os clubes podem ser punidos. É uma situação complicada", lamentou.

O presidente da FPF disse que vem estudando as possibilidades da tabela antes mesmo de tomar posse. E que a solução, talvez, seja diminuir o intervalo entre as rodadas – o próprio Regulamento Geral de Competições permite que um time jogue em intervalo de 44 horas, desde que seja na mesma competição e com deslocamentos inferiores a 100 quilômetros entre um local de jogo e outro. A outra opção seria colocar jogos durante o Carnaval e a Semana Santa.

Amadeu não soube explicar o fato de alguns campeonatos já terem começado (como o Paraense e o Pernambucano) e outros estarem previstos para iniciarem ainda em janeiro (como o Alagoano e o Cearense), contrariando a determinação da CBF.

"Não sei como eles conseguiram isso. Vou inclusive telefonar para os presidentes dessas federações para saber como fizeram. Sei que o Campeonato Potiguar já foi adiado para fevereiro. E que alguns dirigentes já demonstraram preocupação com os campeonatos em janeiro", emendou o presidente da FPF.

TÉCNICO DO TREZE APROVA ADIAMENTO
O técnico do Treze, Everton Goiano, disse ontem que a diretoria agiu corretamente em adiar para fevereiro a estreia do time no Campeonato Paraibano. A decisão partiu do presidente do clube, Bebeto Silva, após receber ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmando que qualquer competição prevista no Calendário do Futebol Brasileiro só pode começar após respeitado o período de 30 dias de férias com mais 30 dias de pré-temporada para os atletas.

"Veja que o problema não é do Treze. É o que determina o Regulamento Geral de Competições da CBF. Então, o clube agiu certo em não colocar o time para jogar no dia 18. Agora, se houver uma reviravolta no caso, entraremos em campo sem problemas para enfrentar o Santa Cruz na data prevista pela Federação Paraibana de Futebol", disse o comandante alvinegro.

Com a decisão de adiar a estreia do Galo para fevereiro, o treinador Everton Goiano terá mais dois amistosos para ajustar o time visando a competição estadual. Na próxima quarta-feira, o Alvinegro enfrenta o Globo do Rio Grande do Norte, no Estádio Presidente Vargas, e no dia 18, retribui a visita ao time potiguar.

No primeiro confronto da quarta-feira, o orientador trezeano deve promover a estreia do atacante Fabrício Ceará, ex-Salgueiro, que foi apresentado à torcida no amistoso em que o time venceu o Força e Luz, do Rio Grande do Norte, por 1 a 0.
Nesta temporada, além do Campeonato Paraibano, o Treze terá a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.