Paraibanos de Atlético de Madrid e Porto duelam nesta quarta-feira na abertura da Liga dos Campeões

Matheus Cunha e Otávio defendem espanhóis e portugueses, respectivamente, que estão no Grupo B da principal competição da Europa. Partida acontece às 16h (horário de Brasília)

(Arte: Cisco Nobre/Jornal da Paraíba)

Tem jogão nesta quarta-feira dando sequência a abertura da Liga dos Campeões da Europa 2022/2023. É o encontro de Atlético de Madrid e Porto, que se enfrentam às 16h (horário de Brasília), no Estádio Wanda Metropolitano, na capital espanhola. A equipe da casa tem como camisa 9 o atacante Matheus Cunha. Enquanto isso, o Dragão conta com toda a liderança do meia Otávio. O que essa dupla tem em comum? Ambos nasceram em João Pessoa.

A dupla é de João Pessoa, mas cada um trilhou um caminho distinto até chegar ao futebol europeu e disputar a Liga dos Campeões da Europa. Enquanto Matheus Cunha busca o seu espaço no elenco da equipe espanhola e entre os convocados para a Copa do Mundo, Otávio está firmado e é uma liderança do time português, além de ter a vaga no Mundial do Catar bem encaminhada.

Paraibanos de Atlético de Madrid e Porto duelam nesta quarta-feira na abertura da Liga dos Campeões
Matheus Cunha é frequentemente lembrado por Tite e está de olho na convocação para a Copa do Catar (Foto: Getty Images)

Aos 23 anos, Matheus Cunha é o camisa 9 do Atlético de Madrid, mas tem sido preterido pelo técnico Diego Simeone, que tem optado por Alvaro Morata como a referência no ataque. O centroavante é natural de João Pessoa e, no futebol europeu, também já defendeu o suíço Sion e os alemães RB Leipzig e Hertha Berlin.

Esta é a segunda temporada de Matheus Cunha pelo Atlético de Madrid. O jogador busca o seu espaço ao mesmo tempo que luta por uma vaga entre os convocados de Tite para a Copa do Mundo do Catar, em novembro.

Estar na Copa parece um caminho mais certo mesmo para Otávio, meia que defende o time principal do Porto desde 2016. Ele, por sinal, construiu a sua trajetória no futebol português. Revelado pelo Internacional, o meio-campista jogou pela equipe B do Dragão e também defendeu o Vitória de Guimarães por empréstimo.

Atualmente, Otávio, com 27 anos, está consolidado no elenco do Porto, já venceu três vezes o Campeonato Português e é um dos líderes do elenco, dividindo a faixa de capitão com o experiente zagueiro Pepe. O bom futebol em Portugal levou o meia a se naturalizar cidadão português e ser convocado pelo técnico Fernando Santos. Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o jogador marcou um dos gols decisivos na repescagem, abrindo caminho lusitano na vitória por 3 a 1 sobre a Turquia. A tendência é que ele esteja entre os convocados par ao Mundial.

Na atual temporada do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madrid ocupa a sexta colocação, com sete pontos acumulados após quatro jogos (duas vitórias, um empate e uma derrota). Já o Porto, que é o atual campeão português, está em terceiro, possui 12 pontos, com quatro vitórias e uma derrota em cinco partidas disputadas.

Paraibanos de Atlético de Madrid e Porto duelam nesta quarta-feira na abertura da Liga dos Campeões
Otávio se naturalizou português e deve estar no Catar em novembro (Foto: Estela Silva/EFE)

Atlético de Madrid e Porto vão brigar pela classificação no Grupo B nesta edição da Liga dos Campeões. A chave também conta com o Bayer Leverkusen, da Alemanha, e com o Club Brugge, da Bélgica. Equilíbrio deve ser a marca dos jogos, mas a certeza para esta primeira rodada é o encontro de paraibanos em Madri.