Por que Matheus Cunha? O atacante paraibano deve ou não ir à Copa do Mundo no Catar?

Jogador do Atlético de Madrid frequentemente é convocado por Tite e é um dos cotados para ir ao Mundial. Comentaristas da Rede Paraíba trazem pontos favoráveis e contrários à convocação do atleta.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Por que Matheus Cunha? Um dos grandes nomes paraibanos do futebol nas últimas temporadas, o atacante é frequentemente convocado pelo técnico Tite para a seleção brasileira. Porém, em um momento de baixa, o pessoense tem espaço ou não na lista para a Copa do Mundo? Sobre isso, conversamos com alguns comentaristas da Rede Paraíba, que analisaram as chances de o jogador ir para o Mundial no Catar.

Matheus Cunha esteve em campo no último dia 23 de setembro, quando o Brasil bateu a seleção de Gana, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo, por 3 a 0. O atacante entrou aos 17 minutos da segunda etapa, no lugar de Richarlison, autor de dois gols da Amarelinha. Apesar da frequência nos chamados, o paraibano tem caído no conceito não somente dos torcedores brasileiros, mas especialmente dos espanhóis do Atlético de Madrid.

Desde que foi contratado pela equipe Colchonera, Matheus Cunha entrou em campo em 52 oportunidades, tendo marcado apenas sete gols e contribuído com oito assistências. Nesse mesmo período, e para uma posição que conta com diversos candidatos bem cotados, outros jogadores despontaram no futebol brasileiro e mundial, como são os casos de Pedro, do Flamengo, Antony, do Manchester United, e Gabriel Jesus, do Arsenal — este último, apesar de ter ficado fora da última convocação, segue no radar de Tite.

No último dia 21 de outubro, a CBF enfiou para a Fifa uma lista com 50 pré-convocados. Essa lista não se tornou pública, apesar de os clubes que tiveram jogadores convocados terem sido notificados. Mas o Atlético de Madrid e o próprio Matheus Cunha não se pronunciaram oficialmente sobre o jogador ter sido pré-convocado. Assim, é impossível cravar se seu nome consta ou não nessa lista prévia, muito menos se constará na lista definitiva, com 26 nomes, que será divulgada na próxima segunda-feira.

Matheus Cunha, atacante Atlético de Madrid,
Matheus Cunha em ação pelo Atlético de Madrid (Foto: Rodrigo Jiménez / EFE)

O QUE CADA COMENTARISTA PENSA?

Pedro Alves: Eu acho Matheus Cunha um jogador comum. Na posição dele, eu prefiro o Pedro. Mas ele tem chances reais de ir para a Copa, até porque Tite gosta muito dele. É um atacante de referência, mas que é móvel, e agrada o treinador. Mas há uma concorrência grande no ataque, e alguém vai sobrar. Matheus Cunha ainda não se firmou bem no Atlético de Madrid.

Marcos Siqueira: Matheus Cunha é um camisa 9 de mobilidade e se apresenta para o jogo. Quando convocado, correspondeu também. Apesar de não ter se firmado ainda no Atlético de Madrid, ele foi superior a Roberto Firmino e Gabriel Jesus na última temporada. Eu acho difícil ele não ser convocado para esta Copa. Caso fique de fora, vai ser pelo histórico dos concorrentes, e não pelo momento.

Bruno Filho: Matheus Cunha caiu muito de produção, embora tenha participado de várias transações importantes do futebol mundial, mas não consegue se firmar. Ele é reserva do Atlético de Madrid e não está fazendo gols. Embora eu não goste dos atacantes que estão na Seleção — acho que a Seleção deve em atacante, ainda que eles joguem na Europa —, eu acho que o Matheus vai esperar e vai para a próxima Copa. Talvez ele possa ser até o titular em 2026. Tite dá chances, mas ele não emplacou. E atacante tem que emplacar. Sem emplacar, eu acho que ele não vai.