Praia de Jacaré recebe 27 veleiros que participam de regata vinda da França

Cenário da Praia de Jacaré, em Cabedelo, estará ainda mais atraente nesta quarta-feira (27).

Da Redação
Com informações da Secom-PB

O cenário da Praia de Jacaré, em Cabedelo, estará ainda mais atraente nesta quarta-feira (27). Vinte e dois veleiros franceses, que participam de uma competição internacional estarão atracados na área próxima à ‘Marina Jacaré Village’. Das embarcações, 17 já estavam no local desde a última segunda-feira (25). As outras cinco estavam previstas para chegar durante a tarde desta terça-feira (26), mas devido à ausência de vento a chegada só deverá ocorrer durante a noite desse dia ou na madrugada da quarta-feira (27).  Os franceses devem permanecer em terras paraibanas até o domingo (31) e no período eles irão aproveitar para conhecer os pontos turísticos do local.

 Os veleiros, embarcações compostas por velas que chegam a medir 15 metros de comprimento, são impulsionados pela força do vento. Eles estão participando do ‘Rally Iles Du Soleil’, uma competição que começou na Europa e tem o objetivo de chegar à Guiana Francesa, país que faz fronteira com o Brasil. O evento ocorre pela 16ª vez, mas só veio à Paraíba nas últimas cinco edições. Ao todo, são 32 embarcações que participam da aventura, mas nem todas vieram até a Paraíba. Uma parte migrou para o Rio de Janeiro.

Com mais de 80 pessoas a bordo, a aventura começou no dia 18 de outubro na Ilha da Madeira, em Portugal. Os veleiros cruzaram o Oceano Atlântico, passaram pela Ilha Canárias; por Dakar, no Senegal (África); visitaram a Ilha de Cabo Verde e chegaram ao Brasil.  

Em águas brasileiras, eles atracaram em Salvador (BA) e depois vieram para a Paraíba. Na próxima etapa da viagem, os franceses irão para o Arquipelágo de Fernando de Noronha, em seguida migram para Fortaleza (CE), Belém e Amazonas. Por último, os veleiros pretendem cruzar a fronteira e chegar à Guiana Francesa, onde concluem a viagem. A previsão é que o trajeto seja concluído só no dia 25 de abril. Serão seis meses de aventura em alto mar.

 De acordo com Phelippe Fessard, um dos organizadores do evento, o objetivo da competição é divulgar o turismo náutico realizado com veleiros. “Não há premiação nem espírito de competitividade. As pessoas estão participando apenas com o intuito de se aventurar e aproveitar os prazeres de velejar”, explica.
PB na rota – De naturalidade francesa, mas radicado na Paraíba, Phelippe Fessard explica que foi iniciativa dele inserir a Paraíba na rota do ‘Rally Iles Du Soleil’. “Este evento já ocorre há 16 anos na França, mas as embarcações só passaram a atracar na Paraíba nas últimas cinco edições. Eu entrei em contato com os organizadores para solicitar essa parada na Praia do Jacaré. Minha intenção é mostrar a meus conterrâneos a beleza desse Estado”, revela.