Rei do boxe…

Ex-pugilista Muhammad Ali será homenageado pelo Conselho Mundial de Boxe, com o título de “Rei do Boxe Mundial”.

Lenda dos ringues, o ex-pugilista Muhammad Ali vai receber uma grande homenagem. O Conselho Mundial de Boxe (WBC) anunciou que vai nomeá-lo “Rei do Boxe Mundial”. O título será concedido no dia 2 de dezembro, em Cancún, no México, durante a abertura de uma convenção da entidade com os 165 países filiados.

“Não há maior satisfação que estar ao lado de Muhammad Ali, o ‘The Greatest’. É um campeão que une o esporte e os continentes”, declarou o presidente do WBC, Jose Sulaiman.

No ponto alto da carreira, Ali foi tricampeão mundial dos pesos-pesados, unificando os cinturões do WBC, da Associação Mundial de Boxe e da revista The Ring entre 1974 e 1978.

Os títulos foram conquistados após o americano vencer a chamada Luta do Século, realizada no antigo Zaire (atual República Democrática do Congo), contra o compatriota George Foreman.

Ali também foi bastante conhecido pela postura fora dos ringues. Em setembro, ele ganhou uma medalha por sua luta em causas humanitárias, direitos civis dos negros e liberdade de expressão religiosa.

Muhammad Ali era conhecido inicialmente como Cassius Clay, mas mudou de nome depois de se converter ao islamismo.

Na vida de ativista político, ele ganhou fama quando na década de 60 se negou a lutar na Guerra do Vietnã.

Conquistou a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Roma de 1960, mas “devolveu” a medalha em protesto à segregação racial que estava imposta no Estados Unidos. (Do Globoesporte.com)