SP Crystal x Treze: semifinal do Paraibano marca reencontro dos times em mata-mata após 2 anos

Em 2021, SP Crystal x Treze foi um dos duelos da repescagem no estadual. E, naquela ocasião, o Carcará levou a melhor sobre o Galo. Agora o duelo em dois jogos vale vaga na finalíssima.

Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze

SP Crystal x Treze não é um confronto de longa história no futebol paraibano. Mas os dois times protagonizarão nos dois próximos domingos o seu segundo embate decisivo em apenas duas temporadas.

Pouco menos de dois anos se passaram desde o dia 27 de maio de 2021, quando — nas penalidades máximas — o São Paulo Crystal eliminou o Treze na segunda fase do Campeonato Paraibano. Na tarde deste domingo, às 16h, no Estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, Carcará do Engenho e Galo da Borborema abrirão uma das semifinais do estadual deste ano, escrevendo uma nova página do confronto entre as duas equipes.

São Paulo Crystal e Treze confirmaram as suas respectivas classificações para o mata-mata do Campeonato Paraibano Betino de 2023 somente na última rodada da primeira fase. O Tricolor, ao empatar com o Serra Branca em 0 a 0, e o Alvinegro, ao derrotar a Queimadense, por 2 a 1. Na tabela, os dois times ficaram empatados em número de pontos — 15 —, mas separados pelo critério de saldo de gols — 4 a 1 para o Galo, que, por isso, avançou em segundo, e o Carcará, em terceiro.

SP Crystal x Treze em 2021

Em 2021, ao eliminar o Treze em pleno Estádio Amigão, nos pênaltis, o São Paulo Crystal confirmou a sua ida para as semifinais, para o Sousa, que viria a ser o vice-campeão do Paraibano daquele ano. Diferentemente daquela ocasião, o confronto agora já é pelas semifinais do torneio. Além, disso, neste ano o duelo terá jogo de ida e volta; em 2021, foi jogo único.

SP Crystal x Treze: semifinal do Paraibano marca reencontro dos times em mata-mata após 2 anos
Estádio Carneirão será o palco da partida entre os dois times — Foto: Elias Almeida / São Paulo Crystal

Em quatro anos na elite do futebol do estado, esta é a primeira vez que o São Paulo Crystal disputará as semifinais do estadual. Já para o Treze está em jogo chegar à grande decisão do Campeonato Paraibano pela primeira vez desde 2020, quando na ocasião foi campeão sobre o seu maior rival: o Campinense.

O jogo de volta entre as duas agremiações está marcado para o domingo da próxima semana, às 17h, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Vale lembrar que na primeira fase, os dois times se enfrentaram, e o Treze levou a melhor: 2 a 0.