Tabela detalhada do Paraibano Sub-20 é divulgada pela FPF-PB sem o Sport-PB, que desistiu da disputa

Quem levantar a taça de campeão garante vaga na Copa do Nordeste Sub-20 deste ano, Copa São Paulo de Futebol Júnior e Copa do Brasil Sub-20 de 2023.

Perilima x Confiança-PB, final Paraibano Sub-19 2021 | Foto: Ramon Smith / Perilima

O Campeonato Paraibano Sub-20 vai começar no próximo sábado, com 20 clubes na disputa pela  taça. A competição dá ao campeão vaga na Copa do Nordeste Sub-20 deste ano, Copa São Paulo de Futebol Júnior e Copa do Brasil Sub-20 de 2023. A tabela detalhada foi divulgada pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) na manhã desta quarta-feira, sem o Sport Lagoa Seca, que desistiu da disputa na última semana.

Na primeira reunião entre os clubes e a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) 22 equipes confirmaram a participação, mas, ainda antes de ser divulgada a tabela básica, em meados de maio, o VF4 desistiu da participação.

Na última semana, já com a tabela divulgada, foi a vez do Sport Lagoa Seca desistir. O time estava no Grupo do Agreste, ao lado de Treze, Queimadense, Perilima e Picuiense. Na primeira rodada o Carneiro enfrentaria o Galo. A FPF-PB ainda não informou como ficará a tabela após a desistência da equipe.

Confiança-PB, Campeão Sub-19, Paraibano
Campeão de 2021 foi o Confiança de Sapé | (Foto: Divulgação/FPF-PB)

Os 20 clubes estão divididos em quatro grupos, tendo seis equipes no Grupo Litoral, e cinco times nos Grupos Brejo e Sertão, e quatro no Grupo Agreste, após a desistência do Sport Lagoa Seca. Na primeira fase os integrantes de cada grupo se enfrentam entre si, com jogos apenas de ida. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase. A cada rodada dessa fase inicial, três clubes folgam.

Vale lembrar que a competição foi, até sua última edição, Sub-19, mas na reunião entre representantes dos clubes e da FPF-PB, no início do mês de Abril, ficou decidida a leve mudança na faixa etária, passando a ser Sub-20. O campeão garante vaga na Copa do Nordeste Sub-20 deste ano e na Copa São Paulo de Futebol Júnior e na Copa do Brasil Sub-20 de 2023