Thuram atribui ao Belo ‘vaga’ na Liga Europa

Zagueiro carioca faz questão de lembrar momentos vestindo a camisa do Belo e agradece ao clube por tê-lo projetado no futebol.

O zagueiro carioca Thuram está vivendo o melhor momento da sua carreira. Titular absoluto do modesto Sheriff, da Moldávia, ele vai jogar pela primeira vez a Liga Europa, a segunda competição mais importante do continente. Na disputa, o jogador vai ter a oportunidade de enfrentar times tradicionais, como o Tottenham – do craque Paulinho, da Seleção Brasileira – e o Anzhi. O curioso é que alguns meses atrás Thuram vestia a camisa do Botafogo no Campeonato Paraibano, que está longe de ser uma das competições mais badaladas do Brasil. Mas, segundo Thuram, foi justamente o Belo que lhe abriu as portas para o mercado europeu.

No Alvinegro da Estrela Vermelha, Thuram também era titular absoluto e ajudou o clube a levantar a taça de campeão, acabando com um jejum de 10 anos sem títulos. E o zagueiro faz questão de manter vivos na lembrança os momentos que viveu com a camisa do Belo e agradece ao clube por tê-lo projetado no futebol.

"O Botafogo foi essencial em minha história. O time é grande demais e tem muita visibilidade em todo o Brasil. Se estou hoje no Sheriff, disputando um futebol de alto nível, é por causa do Belo", declara.

Do futebol paraibano para a Europa, Thuram comemora não só a chance de disputar uma competição de alto nível como também a oportunidade de enfrentar o Tottenham. O zagueiro já prevê dificuldades para vencer o time do brasileiro Paulinho e para marcar o meia Gareth Bale, caso a possível transferência do galês para o Real Madrid não aconteça até o confronto, que ainda não tem data para acontecer. O Sheriff está no Grupo K, e além do inglês Tottenham, vai ter pela frente também o russo Anzhi, do brasileiro Jucilei, e o norueguês Tromso.

"Todo o jogador sonha em poder enfrentar grandes clubes e hoje sou privilegiado por Deus por ter essa grande oportunidade.

Jogar contra o Tottenham vai ser um sonho. A equipe deles é muito forte e tem Paulinho e Bale, que desconsertam e muito. Vou ter que me desdobrar para segurá-los e fazer com que o Sheriff saia com a vitória", prosseguiu.

Thuram aponta ingleses e russos como favoritos à classificação, mas demonstra confiança na possibilidade de o Sheriff surpreender. Segundo ele, todo o time está disposto a dar o sangue para conseguir uma das duas vagas do grupo para a fase seguinte. "Todo mundo quer vencer e nós vamos dar o máximo para que isso aconteça. Nossa equipe tem qualidade e vai ser uma experiência incrível bater de frente contra Tottenham e Anzhi".

Para Thuram, a Liga Europa pode ser mais um trampolim na sua carreira. O zagueiro revela o desejo de atuar no futebol italiano ou francês e vê nesta disputa a chance de chamar a atenção de times como Milan e PSG.

"Vou dar o meu máximo nessas partidas para ajudar o time a conseguir o objetivo principal e também, quem sabe, conseguir chamar a atenção de equipes como o Milan e o PSG. Todo jogador sonha em representar uma equipe forte como essa e comigo não é diferente", destaca.

Morando em um país totalmente diferente do Brasil, Thuram admitiu que teve dificuldades para se adaptar à cultura da Moldávia e também ao grupo do Sheriff. Mas, segundo o zagueiro, isso já está superado e ele já se sente em casa.