Tininha lidera ranking do Brasil Surf Pro

Surfista paraibana pode encerrar ano com título inédito.

Depois de quase um ano de disputas por diversas praias do litoral brasileiro, o Brasil Surf Pro chega à última etapa. Os 80 melhores surfistas do Brasil participam de uma etapa emocionante, na praia da Joaquina, Florianópolis, de 14 a 18 deste mês, que decidirá o campeão brasileiro nas categorias masculino e feminino.

A disputa está acirrada entre os homens. Apenas 100 pontos separam o líder Tomas Hermes e o vice-líder Simão Romão.

Simão entrou na luta pelo título após conquistar o primeiro lugar, em casa, na etapa do Rio de Janeiro, em novembro. O carioca está animado com a escolha de Florianópolis.

“Acho a escolha desse lugar melhor impossível. Tenho boas lembranças de lá quando eu me classifiquei pro mundial amador, com 16 anos. Gosto muito da Joaquina, pois é uma esquerda que parece o Arpoador, onde eu moro. A onda tem um potencial muito bom pra soltar o surfe”, anima-se Simão.

Vencedor na praia do Cupe, em Pernambuco, Tomas Hermes disputa com a vantagem de competir em seu Estado. Outros surfistas que chegam forte e brigando pelo título são o paraibano Jano Belo, o cearense Messias Felix, e o paulista Odirley Coutinho, que venceu a etapa de Ubatuba. Simão Romão falou sobre sua preparação e elogiou o Circuito.

“Estou surfando todos os dias, fazendo musculação e preparação especial. Tenho pessoas muito importantes ao meu lado que estão fazendo a diferença. Esse circuito é irado, com os melhores surfistas do país disputando. O nível do Brasil Surf Pro é muito alto e deixa a disputa mais emocionante”, empolga-se.

Jano Belo, por sua vez, corre por fora. Com 250 pontos a menos que Thomas Hermes, o objetivo é ir o mais longe possível.

“Não vou torcer contra ninguém. Quero surfar o meu melhor e chegar nas baterias finais. Se isso acontecer, já estarei feliz. O título vai depender de uma série de fatores”, aposta Jano, campeão carioca deste ano.

No feminino a luta é entre Diana Cristina e Juliana Quint. A paraibana venceu duas etapas, mas deixou o título escapar ao perder a primeira bateria na última competição, no Rio de Janeiro. A catarinense Juliana Quint venceu o mesmo evento carioca, e se aproximou de Tininha.

“Tenho outra chance de ser campeã brasileira e espero não desperdiçar. Estou muito focada nessa etapa”, avisou a paraibana.