Vasco e Flu abrem mata-mata

Vantagem do Fluminense está mexendo com os dois lados do clássico, mas Vasco promete postura ofensiva para reverter quadro.

Vasco e Fluminense começam a decidir uma vaga na final do Campeonato Carioca nesta quinta-feira, quando se enfrentam a partir das 21h, no Maracanã, pelo primeiro duelo das semifinais. O segundo jogo está programado para a tarde de domingo e o Tricolor, por ter feito melhor campanha na etapa de classificação, terá a vantagem de jogar por dois empates.

A vantagem do Fluminense neste duelo está mexendo com os dois lados do clássico. Isso porque os dois times lutaram muito por ela ao longo da fase de classificação. Agora, o Vasco promete uma postura ofensiva para inverter o quadro já no primeiro jogo.

"O Vasco sempre tem uma postura ofensiva em seus jogos. Nos três clássicos que fizemos neste Campeonato Carioca, sempre tomamos a iniciativa do jogo, inclusive ficando na frente no marcador. Portanto, nos sentimos preparados para brigarmos por essa classificação mesmo com o Fluminense tendo a vantagem da partida", disse o atacante Edmilson.

Já no Fluminense existe a promessa de que essa vantagem será "ignorada".

"Se ficarmos apenas nos defendendo, esperando que o Vasco tome a iniciativa do confronto, com certeza vamos atrair demais o adversário para o nosso campo e será complicado deter o ímpeto deles. Temos que trabalhar como se a vitória fosse o resultado interessante", analisou o zagueiro Gum.

Em termos de escalação, no Fluminense, Renato Gaúcho vai promover o retorno do volante Diguinho e do meia argentino Darío Conca, preservados no triunfo de 3 a 1 sobre o Volta Redonda por conta de desgaste muscular. O primeiro entra na vaga de Rafinha, enquanto que o segundo será o substituto de Wágner. No ataque, Rafael Sobis parece ter perdido definitivamente espaço, deixando o setor nas mãos de Walter e Fred.

Pelo lado do Vasco, Adilson faz mistério se vai manter o esquema com três atacantes ou voltar ao 4-4-2. No primeiro caso, Éverton Costa, Edmilson e Reginaldo seriam mantidos na frente. Já em um esquema mais cauteloso, o argentino Aranda ocupa o posto de Reginaldo e não perde a posição, que aconteceria normalmente com o retorno do seu compatriota Pablo Guiñazú, preservado na goleada de 4 a 0 sobre o Duque de Caxias. Outro que reaparece após ser poupado é o volante Pedro Ken, pegando a vaga de Fellipe Bastos.