Parque do Povo: a casa do Maior São João do Mundo

Parque do Povo é o epicentro dos festejos juninos em Campina Grande, considerado o maior São João do mundo.

Parque do Povo, onde é realizado o São João de Campina Grande — Foto: Emanuel Tadeu/Arquivo pessoal

O São João de Campina Grande é um evento grandioso e inesquecível, que reúne milhares de pessoas em torno da cultura nordestina e da tradição junina. O Parque do Povo é o lugar onde tudo acontece, um espaço amplo e agradável, que oferece opções de diversão e entretenimento para todas as idades. Se você ainda não conhece, não perca a oportunidade de visitar Campina Grande durante o São João e vivenciar de perto toda a magia dessa festa tão especial.

O Parque do Povo é o epicentro dos festejos juninos em Campina Grande, considerado o maior São João do mundo. A festa, que começa no final de maio e se estende até o final de junho, atrai visitantes de todo o país e é um dos eventos mais importantes e aguardados do calendário cultural brasileiro. O parque foi inaugurado em 2004 e é um espaço amplo, com cerca de 42 mil metros quadrados, que abriga diversas atividades durante as festas juninas, como shows, apresentações culturais, barracas de comidas típicas, parques de diversão e muito mais.

Desde a entrada no Parque do Povo, o visitante já se depara com uma decoração temática e cheia de referências à cultura nordestina, como bandeirolas, balões e palhoças. Logo em seguida, tem início a vila gastronômica, onde é possível degustar comidas típicas da região, como o famoso “arraiá”, canjica, pamonha, milho verde, tapioca, entre outras opções. Há também opções para quem prefere pratos mais elaborados, como camarão, carne de sol, feijão verde, entre outros. A vila gastronômica é um local de encontro e celebração, onde os visitantes podem desfrutar de música ao vivo, forró e quadrilhas.

Os shows são outro ponto forte da festa de São João de Campina Grande. O palco principal recebe grandes artistas de renome nacional, como Elba Ramalho, Alceu Valença, Wesley Safadão, entre outros. Além disso, há palcos menores, chamados de “palcos culturais”, onde se apresentam artistas locais e regionais. A programação do evento é extensa e diversificada, garantindo diversão para todos os gostos.

A decoração do Parque do Povo é outro atrativo do evento. A cada ano, um tema é escolhido para inspirar a decoração do parque, que é sempre muito criativa e envolvente. A decoração inclui desde elementos da cultura nordestina, como o chapéu de couro e o aboio, até referências à música, à literatura e à religiosidade da região.